China abastece módulo final de sua estação espacial para lançamento este mês

Está programado para o fim deste mês o lançamento do terceiro e último módulo da estação espacial chinesa. De acordo com o site Space.com, a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) revelou que a cápsula foi preenchida com propelente no domingo (9), em preparação para sua jornada rumo a Tiangong.

O módulo Mengtian da estação espacial da China chegou ao espaçoporto de Wenchang em agosto. Imagem: CMSA

Denominado Mengtian (expressão chinesa para “Sonhando com os Céus”), o módulo científico chegou em agosto ao espaçoporto de Wenchang, na ilha sul de Hainan, e já passou pelas fases de montagem e testes. Em data ainda a ser revelada pela CMSA, ele será lançado a bordo de um foguete Long March 5B.

A China lançou o módulo principal da estação, chamado Tianhe, em abril de 2021. Depois, enviou o módulo de experimento Wentian (“Busca pelos Céus”) para órbita em julho deste ano. 

Mengtian é uma estrutura de 17,9 m de comprimento e cerca de 22 toneladas, projetada principalmente para hospedar uma série de racks e experimentos científicos. O módulo também carrega duas matrizes solares que, juntas, têm uma envergadura total de mais de 55 metros e ajudam a fornecer energia para Tiangong.

Após o acoplamento, o novo módulo será transposicionado da porta de ancoragem para uma porta lateral usando um dispositivo mecânico em uma manobra semelhante à realizada com o módulo Wentian, o que irá completar a construção do posto orbital Tiangong, deixando a estação na forma projetada de T.

Tiangong terá 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS), com uma vida útil estimada em 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros.

Leia mais:

China pode quebrar recorde mundial de lançamentos espaciais em 2022Seis meses depois de fracasso, foguete chinês lança satélite de observação espacialChina envia 24 experimentos médicos para serem conduzidos no espaço

A China planeja manter seu laboratório orbital constantemente ocupado por pelo menos uma década e pretende abrir a instalação tanto para missões comerciais quanto para visitas turísticas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post China abastece módulo final de sua estação espacial para lançamento este mês apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Explosão sem precedentes perto de buraco negro intrigou cientistas

Home office: 75 vagas para trabalho remoto [25/01]

China desmente Elon Musk sobre aprovação do Tesla de direção autônoma no país