A China apresentou hoje (3) a sua nova geração de tecnologia bélica durante um grande desfile militar realizado na cidade de Pequim, com a presença de milhares de pessoas e vários líderes de países aliados. Entre os destaques, há mísseis balísticos intercontinentais com capacidade de transportar ogivas nucleares.
No evento que comemorou 80 anos da vitória sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial, o gigante asiático também exibiu drones submarinos e novas armas laser de última geração, entre outros equipamentos. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, estavam presentes.
Quais são os novos mísseis apresentados pela China?
Mostrando que o há de mais moderno em seu arsenal, a China revelou o míssil DF-5C, uma atualização do modelo DF-5, com capacidade de alcançar qualquer lugar do planeta devido às suas diferentes possibilidades de lançamento, segundo a mídia local. Seu alcance é de 20.000 km.
- Outras novidades sãos os mísseis JL-1, disparado a partir de aeronaves, e JL-3, cujo lançamento acontece a partir de um submarino;
- Esses dois últimos são igualmente de longo alcance, podendo chegar a vários locais, e também carregam carga nuclear;
- Já o míssil DF-61 se diferencia por ser montado em uma plataforma móvel de oito rodas, facilitando o transporte para o lançamento em outras áreas;
- Os presentes ao desfile militar em Pequim também puderam ver uma nova versão do DF-31, um míssil balístico intercontinental terrestre.
De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (SIPRI), a China possui aproximadamente 600 ogivas nucleares no momento, número bastante inferior ao de Rússia e Estados Unidos, cada um com mais de 5.000 unidades. Porém, o estoque vem aumentando e deve chegar a 1.500 ogivas nos próximos 10 anos.
Além das armas nucleares, foram apresentados os novos mísseis antinavio YJ-15, YJ-17, YJ-19 e YJ-20, que possuem grande poder de destruição e são lançados por via aérea e marítima. Estima-se que alguns deles sejam hipersônicos e pelo menos um possa carregar ogiva nuclear.
E os outros armamentos?
Planejando aumentar seu poderio naval, Pequim revelou, ainda, novos drones submarinos de grande porte que têm formato de torpedo. Uma das embarcações não tripuladas é chamada de “AJX002” e possui de 18 m a 20 m de comprimento, enquanto a segunda estava encoberta e não teve os detalhes confirmados.
Também surgiram, em meio ao desfile, o escudo antimíssil HQ-29, que pode interceptar projéteis inimigos e satélites a até 500 km de altitude, e o tanque de batalha Type99A, de 50 toneladas. Caças J-35 e bombardeiros H-6 foram outros participantes da festa.
Vale destacar, ainda, as poderosas armas laser de defesa aérea, sistema que inclui uma versão para navios de guerra e outra com montagem terrestre. Esses mecanismos são usados para abater drones e mísseis inimigos.
Curtiu o conteúdo? Continue se atualizando no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.