China certifica “carro voador” de duas toneladas para operação comercial

A aeronave de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da empresa chinesa Autoflight é a primeira a receber os três principais certificados de aeronavegabilidade: Certificado de Tipo, Certificado de Produção e Certificado de Aeronavegabilidade. As informações são do site Interesting Engineering

De acordo com a empresa, ela pode ser uma das pioneiras na implementação comercial de voos em baixa altitude. É considerada ideal para entregas de carga, transporte de suprimentos emergenciais e missões de resposta a desastres. 

“Este é um avanço em tecnologia e certificação que transforma aeronaves eVTOL de grande porte de conceito em realidade”, disse a Autoflight em comunicado. 

Modelo é o primeiro a receber os três principais certificados de aeronavegabilidade
(Imagem: Maria Passer/Shutterstok)

Características 

O modelo CarryAll V2000CG foi projetado para combinar a decolagem vertical de um helicóptero com o voo eficiente de uma aeronave de asa fixa. Algumas de suas características são: 

  • O modelo é uma aeronave totalmente elétrica e não tripulada;  
  • Peso máximo de decolagem de duas toneladas; 
  • Capacidade de carga de 400 quilos;  
  • Velocidade de cruzeiro de cerca de 200 km/h;  
  • Alcance máximo de 200 km;  
  • Capacidade de operar em espaços reduzidos;  
  • Sistema de propulsão elétrica que oferece operação mais silenciosa e limpa do que aeronaves tradicionais. 
Aeronave elétrica não tripulada tem alcance de 200 km e capacidade de carga de 400 kg
(Imagem: Autoflight)

Leia mais:

A importância dos voos de baixa altitude para a China 

Atualmente, a China se esforça para implementar voos de baixa altitude que otimizem os serviços de mobilidade aérea para carga, transporte, turismo e operações de emergência. 

No sul do país, cidades como Shenzhen, por exemplo, acumulam cerca de 300 rotas logísticas para drones. Essas rotas conectam centros comerciais, universidades, hospitais e parques industriais. 

Já a cidade vizinha Dongguan delineou 37 casos de uso em 12 setores para serviços de baixa altitude, incluindo logística, serviços públicos e resposta a emergências. Shenyang, cidade no nordeste do país, realizou voos de teste para passeios turísticos. 

China investe em mobilidade aérea urbana com drones e eVTOLs em operações logísticas e emergenciais (Imagem: Den Rozhnovsky / Shutterstock.com)

A demanda global por aeronaves eVTOL não para de crescer. Diferentes empresas anunciam grandes pedidos. A empresa chinesa TCab Tech, por exemplo, anunciou um acordo de US$ 1 bilhão com a empresa dos Emirados Árabes Unidos Autocraft para a compra de 350 aeronaves eVTOL E20. 

O Bank of China também fechou um acordo com a empresa Volant para comprar 100 aeronaves elétricas VE25. Esse e outros contratos demonstram o crescente interesse internacional nas eVTOLs fabricadas na China. 

Essas aeronaves são vistas como essenciais para o futuro da logística e do transporte, especialmente em áreas urbanas e remotas. Com a certificação da CarryAll V2000CG, a Autoflight se destaca como líder na comercialização de aeronaves elétricas. 

A China está investindo na chamada “economia de baixa altitude”, e essas tecnologias devem desempenhar um papel central na mobilidade aérea urbana do futuro. 

O post China certifica “carro voador” de duas toneladas para operação comercial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por onde anda Shawn Wayans, ator de As Branquelas? Veja como ele está atualmente

Epic Games libera novo jogo grátis para celular! Resgate hoje mesmo (27)

EagleVision: conheça o ‘radar’ brasileiro que mede a velocidade nas pistas e não multa