China envia três taikonautas ao espaço no próximo sábado (4)

Em abril, após o retorno à Terra dos três taikonautas da missão Shenzhou-13, a China anunciou que a missão Shenzhou-14 seria lançada em junho, sem especificar data. No último domingo (29), o foguete Long March-2F e a cápsula que será ocupada pelos tripulantes foram levados para a área de lançamento, dando indícios de que o voo estaria próximo de acontecer.

E agora, parte do mistério chega ao fim. De acordo com a Administração Espacial Tripulada da China (CMSA), o lançamento será por volta das 10h40 da manhã de domingo (5), pelo horário de Pequim, ainda 23h40 de sábado (4), pelo horário de Brasília – no mesmo dia, aliás, do lançamento da quinta missão tripulada da Blue Origin, que levará o brasileiro Victor Hespanha ao espaço.

NOTAMs of Shenzhou-14 launch have been updated. Liftoff targeted at ~02:43 UTC on June 05.
Map: https://t.co/RwSaP6ZCUn#Shenzhou14 #CZ2F https://t.co/6ZNzSTTQT3 pic.twitter.com/wmI2dVrXYO

— China Spaceflight (@CNSpaceflight) May 31, 2022

No entanto, uma incógnita permanece: os nomes dos tripulantes que irão passar os próximos seis meses a bordo da estação espacial Tiangong ainda não foram revelados. Eles vão trabalhar, principalmente, na preparação do laboratório orbital para a adição de dois novos módulos.

Leia mais:

Foguete da próxima missão tripulada da China é levado à plataforma de lançamentoSaiba como será a nova fase de aplicação da estação espacial chinesaChina planeja lançar telescópio espacial com campo de visão 350 vezes maior que o do Hubble

O módulo central da estação – chamado Tianhe ou Palácio Celestial – foi lançado em abril de 2021, e, de acordo com o planejamento, a conclusão da construção deve se dar ainda este ano. O módulo Wentian será lançado em julho, seguido do módulo Mengtian, em outubro. Com a inclusão desses novos módulos, a estação espacial chinesa alcançará o formato projetado em T. 

Quando estiver pronta, a estação terá vida útil de 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros.

Perto do fim da missão da tripulação de Shenzhou-14, mais três taikonautas serão lançados a bordo da missão Shenzhou-15 para outra estadia de seis meses. As duas equipes vão se sobrepor por três a cinco dias, marcando a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post China envia três taikonautas ao espaço no próximo sábado (4) apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Governo vai ofertar 10 mil bolsas de estudo na área de jogos digitais e eSports

Rosto de Luigi Mangione, suspeito de matar CEO de plano de saúde, é usado para divulgar roupa na Shein

DeepSeek vai lançar IA agêntica própria no final de 2025, diz site