China lança laboratório espacial para auxiliar missões na Lua e outros planetas

A agência chinesa CNSA anunciou a criação de um novo laboratório voltado à exploração espacial, que deve conduzir pesquisas de engenharia, tecnologia e ciência, bem como auxiliar as missões do programa espacial do país na Lua e outros planetas.

Segundo as informações divulgadas pela mídia estatal, o assim chamado “Laboratório Tiandu” ajudará a desenvolver projetos de larga escala, como uma estação espacial lunar, missões do programa de exploração planetária (do qual o rover Zhurong, em Marte, é parte) e até planos para um sistema de defesa contra asteroides.

Leia também

Estação espacial Tiangong será aberta para turismo, diz governo da ChinaChina lança foguete Longa Marcha 8 com 22 satélites para vários clientesEm manobra confidencial, satélite chinês “rebocar” outro no espaçoO rover Zhurong, posicionado em Marte, receberá suporte do novo laboratório espacial Tiandu, lançado pela China para ampliar o seu programa espacial (Imagem: CNSA/Divulgação)

O laboratório espacial Tiandu também deve conduzir trabalhos colaborativos: no passado, a China já trabalhou em parceria com a ESA e, segundo Zhang Kejian, chefe da CNSA, ele também será parte integral da ILRS, uma base na Lua a ser construída e operada em conjunto pela China e pela Rússia, após 2030.

“O nosso laboratório é aberto ao mundo, é uma plataforma aberta”, disse Wu Weiren, chefe de design do programa de exploração lunar da China. “Esperamos atrair talento internacional para trabalhar conosco”.

O Tiandu está instalado em Hefei, capital da província de Anhui. Originalmente, ele foi inaugurado em fevereiro deste ano, mas recentemente abriu um novo espaço em Beijing. Ele já está incumbido de oferecer suporte às próximas missões lunares da China: Chang’e 6 e Chang’e 7, por exemplo, devem ser lançadas em 2024 – ambas em direção ao pólo sul do nosso satélite. Já a Chang’e 8, prevista para o fim desta década, deve se concentrar na exploração local e extração de recursos.

Além disso, ele também trabalhará em uma missão de busca e retorno de amostras de Marte e o lançamento de uma sonda de observação para Júpiter – ambas previstas para depois de 2030.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post China lança laboratório espacial para auxiliar missões na Lua e outros planetas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.