Home Variedade China lança três satélites na órbita da Terra; analistas veem risco de espionagem

China lança três satélites na órbita da Terra; analistas veem risco de espionagem

by
3 minutes read

A China lançou, no dia 29 de julho, três novos satélites de reconhecimento na órbita terrestre. Os dispositivos fazem parte da série Yaogan e partiram em um foguete Long March 2D que saiu do Xichang Satellite Launch Center, na província de Sichuan. 

O novo trio se junta a outros satélites Yaogan 35 lançados em novembro de 2021 e junho deste ano. Todos os dez estão agora orbitando a cerca de 500 km acima da Terra, com uma inclinação de 35 graus a fim de garantir que passem regularmente sobre áreas de interesse. 

Leia mais:

Telescópio James Webb faz nova imagem detalhada de JúpiterTelescópio Espacial James Webb registra sua primeira supernova; entenda por que isso é surpreendente“É melhor do que esperava”, diz brasileiro que trabalhou no James Webb sobre as primeiras imagens do telescópio

Dois dos três satélites lançados no final de julho foram desenvolvidos pela empresa Aerospace Dongfanghong Satellite, enquanto o terceiro foi fornecido pela Academia de Voo Espacial de Xangai (SAST), ambos operando sob o CASC.

Liftoff of Long March 2D Y65, carrying 3 Yaogan-35 Group-III satellites, from Xichang Satellite Launch Center at 13:28 UTC on July 29
(c)中国航天报https://t.co/p1R0J8eWQv pic.twitter.com/G2sLRNBF20

— China ‘N Asia Spaceflight (@CNSpaceflight) July 29, 2022

Espionagem espacial?

Pouco se sabe a respeito da maioria dos satélites Yaogan (chinês para ‘detecção remota’), e as descrições de seus usos são tipicamente vagas. A Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), que desenvolveu o foguete e a espaçonave para a missão, afirma que os dispositivos serão usados para experimentos científicos espaciais, monitoramento do uso da terra e dos recursos naturais, assim como para outros propósitos científicos. 

No entanto, em seu anuário sobre atividades espaciais, o European Space Policy Institute (ESPI) alerta para o fato de que muitos analistas enxergam usos não apenas civis, mas militares nos satélites Yaogan, o que inclui o risco de espionagem. 

Até o momento, o programa espacial chinês lançou 27 missões orbitais em 2022 e planeja ultrapassar 50 lançamentos até o fim do ano. Os Estados Unidos são o único país que realizou mais operações do tipo este ano. 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post China lança três satélites na órbita da Terra; analistas veem risco de espionagem apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment