China restringe acesso ao ChatGPT 

A China fechou o cerco para aplicativos chineses de inteligência artificial que estavam permitindo a entrada no ChatGPT, chatbot de IA da OpenAI. Segundo a CNN, reguladoras pediram para plataformas removerem o acesso ao chatbot sem muitas explicações.

Vários aplicativos chineses viabilizavam o acesso ao chatbot sem o uso de VPN ou número de celular estrangeiro; O ChatGPTRobot e AIGC Chat Robot (ambos apps chineses de IA) disseram que seus programas foram suspensos devido a “violação de leis e regulamentos relevantes”. As leis não foram especificadas;O ChatgptAiAi e Chat AI Conversation disseram que seus serviços de ChatGPT estão agora offline por “mudanças comerciais relevantes”; Outros, como o Shenlan BL, foram ainda mais vagos, comunicando apenas que o desligamento teve “vários motivos”; Ações de empresas chinesas de tecnologias despencaram nesta quinta-feira (23) após a notícia se espalhar. 

Leia mais! 

Funcionários da UE estão proibidos de usar o TikTokTelefone popular: o que é e quem tem direito?TikTok invadido? Veja se sua conta foi hackeada e como recuperá-la

O ChatGPT se tornou um grande fenômeno mundial desde que chegou ao mercado, em dezembro. Com um sistema de inteligência artificial de perguntas e respostas, ele tenta “pensar” e responder como um humano, elevando o nível de tecnologia de chatbots.  

Indo contra o encantamento global pela ferramenta, no entanto — mas sem sair da corrida por um produto equivalente — a China anunciou que lançaria sua própria versão da plataforma através do Baidu. A gigante chinesa Alibaba também está testando uma alternativa. 

Imagem: shutterstock

Para o governo chinês, o ChatGPT, que é alimentado pela OpenAI (empresa americana), pode ser usado pelas autoridades dos EUA para “espalhar desinformação e manipular a opinião pública”. A declaração ocorre após a plataforma de IA descrever supostos abusos dos direitos humanos contra minorias étnicas na região do extremo oeste do país. Pequim nega as acusações. 

Ainda conforme a CNN Business, após a notícia de que aplicativos removeram o acesso ao ChatGPT, várias empresas chinesas de tecnologia viram suas ações caírem. A Beijing Haitian Ruisheng Science Technology, que desenvolve e produz produtos de dados de IA, por exemplo, fechou com queda de 8,4%. 

Apesar de algumas polêmicas sobre o ChatGPT, como respostas imprecisas, seu lançamento iniciou uma corrida global por aplicativos do gênero: a Microsoft anunciou o Bing, já o Google irá lançar o Bard. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post China restringe acesso ao ChatGPT  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

BC lança recurso que impede abertura de contas no seu nome

20 eletrônicos mais vendidos da Amazon na Black Friday; confira Echo Dot, iPhone 16 e mais

Afinal, Eddie pode voltar em Stranger Things 5? Criadores e ator comentam