A China celebrou nesta quarta-feira (3) o 80º aniversário da vitória sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial. O evento foi marcado por um desfile militar realizado na Praça da Paz Celestial, na capital Pequim.
Neste ano, o exército chinês aproveitou a oportunidade para apresentar novas armas altamente tecnológicas. Um dos objetivos era enviar uma mensagem ao mundo sobre o poderio militar do país em meio ao aumento das tensões globais.

China tenta diminuir diferença bélica em relação aos EUA
Segundo reportagem do portal Business Insider, muitos dos novos armamentos apresentados foram projetados para permitir que a China projete poder também longe de suas costas. Em outras palavras, é uma forma de Pequim se aproximar da força bélica dos Estados Unidos na região do Indo-Pacífico.
Uma das novidades apresentadas foi o LY-1. A arma a laser faz parte de um sistema de defesa em porta-aviões e é capaz de “destruição de precisão e ataque consistente”, de acordo com a mídia chinesa. O equipamento pode ser utilizado, por exemplo, para derrubar drones ou outras ameaças aéreas não tripuladas.

Outro destaque da parada militar foi o Type-100. Trata-se de um tanque de guerra classificado como “altamente inteligente”. O equipamento é operado de forma remota e pode realizar o que os chineses chamaram de “combate coordenado”.
Pequim ainda apresentou ao mundo uma série de novos mísseis. O DongFeng-61, por exemplo, pode transportar armas nucleares e tem um alcance de 12 mil km, o que significa que pode atingir qualquer ponto dos EUA.
Leia mais
- China irá apresentar armas super tecnológicas em desfile militar
- Lançador chinês pode capturar detritos — e agir como arma no espaço
- China apresenta canhão destruidor de drones

Mensagem clara para os EUA
- Durante o evento, o presidente chinês, Xi Jinping, disse que o mundo está enfrentando uma escolha entre paz ou guerra.
- Falando a uma multidão de mais de 50 mil pessoas, ele acrescentou que o povo chinês “está firmemente do lado certo da história”.
- E disse que o país “nunca se intimida com nenhum agressor”.
- O líder do governo da China foi acompanhado de vários líderes e autoridades estrangeiras.
- Os mais importantes foram os aliados Vladimir Putin, da Rússia, e Kim Jong-un, da Coreia do Norte.
O post China revela arma a laser, tanque ‘inteligente’ e mísseis avançados durante desfile apareceu primeiro em Olhar Digital.