Home Variedade Chips de memória: alta nas ações contrasta com escassez e aumento de preço

Chips de memória: alta nas ações contrasta com escassez e aumento de preço

by Fesouza
6 minutes read

Desde o ano passado, o setor de semicondutores vem observando, com certo receio, a escassez de chips de memória, ao passo em que a demanda aumenta cada vez mais, impulsionada principalmente pelo avanço da inteligência artificial (IA).

Mas, enquanto na cadeia de suprimentos há certo temor, no segmento econômico, isso muda, pois as ações relacionadas a semicondutores começaram 2026 muito bem, como com SK Hynix e Samsung, duas das maiores fabricantes de memória do mundo, que obtiveram altas de 11,5% e 15,9%, respectivamente, no acumulado do ano, aponta a CNBC. A Micron, por sua vez, é a maior, com 16,3%.

Esse tipo de dispositivo é um importante componente de chips que treinam e executam IAs mundo afora. Com mais big techs gastando bilhões de dólares para adquiri-los e para construir diversos data centers voltados para IA, a memória está escassa.

Logo da Samsung
Samsung é uma das empresas beneficiadas (Imagem: Joana Stock/Shutterstock)

Segundo a CNBC, o componente que a indústria mais vem sentindo falta é a memória de acesso aleatório (DRAM, na sigla em inglês). A falta desse componente fez o preço subir em 2025 e, segundo a Counterpoint Research, deve crescer mais 40% até o segundo trimestre deste ano.

Ben Barringer, chefe de pesquisa tecnológica da Quilter Cheviot, explicou à CNBC que “a recente valorização do setor de semicondutores foi impulsionada principalmente pelo segmento de memória e não pelos chips lógicos”.

“Estamos vendo uma combinação de demanda muito forte por parte das cargas de trabalho de IA e oferta relativamente restrita, particularmente em memória de alta largura de banda, essencial para o treinamento e execução de grandes modelos de IA”, prosseguiu.

Como o cenário envolvendo chips de memória beneficia as gigantes do setor?

  • A combinação da alta demanda de cargas de trabalho de IA e da oferta um tanto restrita de componentes agrada Samsung, SK Hynix e Micron;
  • Isso porque imagina-se que essas empresas possam cobrar preços mais altos por seus chips de memória, pois a demanda não deve diminuir;
  • Os investidores também estão otimistas, estimando grande aumento nos lucros das companhias no último trimestre de 2025;
  • Um exemplo é a Samsung, que deve apresentar aumento de 140% no lucro operacional, conforme dados da LSEG;
  • A Micron, por sua vez, pode mostrar lucro por ação mais de 400% maior do que no mesmo período em 2024.
Logo da Micron em um prédio
Micron, por sua vez, espera aumento de 400% em lucros por ação (Imagem: bluestork/Shutterstock)

Leia mais:

Valorização vai além

Outras áreas da cadeia de suprimentos também foram beneficiadas e valorizadas com a valorização das ações das fabricantes, pois os investidores estimam que a forte demanda por IA imaginada em 2025 prossiga este ano.

Outros reflexos vêm da Intel, cujas ações subiram 7,6%, enquanto as da taiwanesa TSMC, maior fabricante de semicondutores, cresceram 10%. Ambas se beneficiam do contínuo crescimento da IA.

A ASML, holandesa que projeta máquinas necessárias para fabricar os chips mais avançados do mundo, obteve alta de 15,2% em suas ações este ano. No domingo (4), a Bernstein subiu sua meta de preço para ações da companhia de 800 euros (R$ 5 mil, na conversão direta) para 1,3 mil euros (R$ 8,1 mil). Esse reajuste causa alta de cerca de 24% em relação ao preço de negociação nesta terça-feira (6).

“A ASML tem tudo para se beneficiar enormemente da onda de expansão de capacidade planejada para 2026 e 2027″, com foco em chips de memória, disseram analistas da Bernstein em nota divulgada no domingo (4). Eles acrescentaram ainda que a ASML se beneficiará “do próximo superciclo da DRAM“.

A ASML também pode ser beneficiada pelo provável aumento de capacidade de produção de memória em empresas, como Samsung, algo esperado pelos analistas. Afinal de contas, suas ferramentas são vitais para fabricação de chips de memória avançados.

“Comentários recentes da SK Hynix apontando para um potencial superciclo do HBM reforçaram a ideia de que não se trata apenas de uma recuperação de curto prazo, mas de uma mudança mais estrutural ligada à expansão contínua da infraestrutura de IA”, pontuou Berringer.

Ao fundo, gráficos financeiros; à frente uma lupa ampliando a logo da ASML exibida em uma página web
ASML deve aproveitar o bom momento e “pegar carona”, pois seus recursos são essenciais para a manufatura de semicondutores (Imagem: DennisF/Shutterstock)

“Isso ajudou a melhorar o sentimento em todo o setor, especialmente para empresas com exposição direta à demanda por memória impulsionada por IA”, completou.

O post Chips de memória: alta nas ações contrasta com escassez e aumento de preço apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment