Chrome com ChatGPT? OpenAI compraria navegador do Google, diz executivo

A OpenAI entraria na disputa para comprar o Chrome, caso o Google realmente fosse obrigado a vendê-lo. É o que disse o chefe de produto do ChatGPT, Nick Turley, durante um julgamento nos Estados Unidos, segundo a agência Reuters.

Turley afirmou que se a OpenAI comprasse o Chrome, poderia “oferecer uma experiência realmente incrível” aos usuários. E mostrar “como é um navegador com IA no centro”, de acordo com a Bloomberg.

OpenAI queria parceria com Google, mas big tech recusou

Durante o julgamento, Turley revelou que a OpenAI contatou o Google para sugerir parceria em 2024. O objetivo era permitir que o ChatGPT acessasse a tecnologia de busca da empresa. No entanto, o Google recusou. “Não temos nenhuma parceria com o Google hoje”, disse.

OpenAI queria usar API do Google no ChatGPT para melhorar capacidade de busca da IA (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Um e-mail apresentado no julgamento mostra que a OpenAI acredita que, com a API do Google, seria possível “oferecer um produto melhor aos usuários”.

As declarações e revelações ocorreram durante a fase atual do processo “EUA vs. Google”. O caso, movido pelo Departamento de Justiça dos EUA, acusa a empresa de manter monopólio nas buscas online.

Em agosto de 2024, o juiz Amit Mehta concordou com a acusação. Agora, se discute medidas corretivas no processo. Entre elas, está separar o Chrome do restante das operações do Google (simplificando: vender o navegador). Mas a big tech pretende recorrer.

Planos da OpenAI

Atualmente, o ChatGPT usa informações do Bing, da Microsoft. Turley não citou nomes. Mas comentou que a OpenAI teve “problemas significativos de qualidade” com uma empresa a qual chamou de “Fornecedor nº 1”, segundo a Bloomberg.

ChatGPT faz buscas por meio do Bing – e executivo da OpenAI disse que empresa enfrentou “problemas de qualidade” (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Além disso, a OpenAI desenvolve seu próprio índice de busca. A meta inicial era que esse índice seria usado em 80% das buscas feitas pelo ChatGPT até o fim de 2025. Agora, Turley admite que esse objetivo levará anos.

Leia mais:

A OpenAI também estaria cogitando criar seu próprio navegador, de acordo com o The Information. Como parte dessa estratégia, contratou recentemente dois ex-desenvolvedores do Google: Ben Goodger e Darin Fisher, que trabalharam no projeto original do Chrome. A corrida continua.

O post Chrome com ChatGPT? OpenAI compraria navegador do Google, diz executivo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Vbet para iniciantes

Segunda temporada de Pacificador traz grande mudança na Liga da Justiça no primeiro episódio

Mais uma empresa busca ter data center gigante nos EUA