Chrome passa por ‘maior atualização de todas’ e ganha integração com Gemini

O Gemini passou a ter mais presença no Google Chrome nesta quinta-feira (18). O Google anunciou o lançamento de um atalho dedicado ao assistente, integrado à barra de ferramentas do navegador. A novidade chega primeiro para usuários dos Estados Unidos e falantes de inglês.

Com o novo botão, é possível iniciar rapidamente uma conversa com o Gemini, assim como na versão web ou no aplicativo para celular. A diferença está nas capacidades do chatbot dentro do navegador: ele consegue responder perguntas sobre o conteúdo exibido na tela, além de consultar informações de várias abas ao mesmo tempo, aproveitando a integração com o Chrome para oferecer respostas mais úteis e contextuais.

Outro recurso inédito é o “assistente de navegação agêntico”, que permite ao chatbot executar tarefas repetitivas diretamente no navegador — como agendar horários em um salão de beleza ou até concluir compras online. Essa versão “agêntica” tem mais autonomia que o chatbot tradicional, mas qualquer ação irreversível (como realizar pagamentos) exigirá confirmação explícita do usuário.

Gemini como assistente de navegação

As capacidades interpretativas de IA também serão úteis para relembrar o que você fez no navegador. O chatbot integrado poderá varrer seu histórico de navegação para lembrar você do que fez em determinado momento, ou em qual página encontrou um conteúdo específico.

Ainda sobre o Gemini, o Google enfim tornou a alternância entre os principais apps do ecossistema mais fluida. A novidade possibilita marcar compromissos na Agenda, pesquisar vídeos no YouTube ou encontrar lugares no Google Maps sem precisar alternar entre abas — basta perguntar ao chatbot.

Outras novidades do Chrome

O Google também anunciou outras melhorias importantes para o navegador:

  • O Modo IA, lançado recentemente no Brasil, será integrado à omnibox (barra de endereços) do Chrome, começando pelos EUA;
  • O navegador passará a usar o Gemini Nano para identificar e bloquear sites falsos que disseminam malware ou simulam páginas de phishing;
  • A IA do Chrome também vai detectar senhas comprometidas e sugerir a atualização com um único clique em sites compatíveis.

Nova forma de passear pela web

Com esse pacote de novidades, o Google engaja na mais recente tendência do mercado de navegadores: IA embutida direto no dia a dia. Concorrentes do Chrome já oferecem capacidades semelhantes, como o Microsoft Edge e o Opera, todos com algum tipo de IA integrada com habilidades que vão além da consulta normal.

Segundo o Google, essa é “a maior atualização na história do Chrome”. Visualmente, porém, continua tudo igual, diferente de outros browsers que aproveitam a oportunidade para dar um tapa na aparência.

Quer ficar por dentro das últimas novidades sobre o Chrome, o Gemini e outras ferramentas do Google? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok.

Related posts

iPhone Air supera bateria do Galaxy S25 Edge em testes

Nvidia pretende se aventurar em novo mercado

ChatGPT foi usado para roubar dados confidenciais do Gmail