Chromebooks ultraportáteis ganham chip que acelera navegação

A partir de janeiro de 2026, Chromebooks finos e ultraportáteis estarão equipados com o MediaTek Kompanio 540, um chip recém-desenvolvido pela MediaTek que promete mais velocidade e eficiência energética. A tecnologia foca em melhorias para estudantes que utilizam o dispositivo para trabalhos escolares e lazer.

Equipado com um processador octa-core com duas CPUs Arm Cortex-A78, um motor gráfico dual-core e suporte para memória LPDDR5 premium e armazenamento UFS 3.1, o novo Kompanio proporciona desempenho fluido e multitarefa. 

Isso quer dizer que os usuários podem alternar facilmente entre tarefas cotidianas, como navegar na web, assistir a vídeos em streaming ou jogar, sem interrupções. O chip também garante fluidez para aplicativos mais exigentes, como STEM, Tinkercad e Minecraft Education Edition.

Novo chip estará disponível em dispositivos a partir de 2026 (Imagem: MediaTek/Divulgação)

O mecanismo integrado de decodificação de vídeo proporciona streaming fluido, eficiente em termos de energia e em alta resolução, mesmo em TVs externas, sem consumir muita bateria — que, aliás, é 35% maior em comparação com outros sistemas. Os Chromebooks com processador Kompanio também são leves, operam sem ventoinha e funcionam com baixa temperatura.

O que é um Chromebook?

Um Chromebook é um tipo de laptop projetado para rodar o sistema operacional Chrome, do Google, usando aplicativos da web e armazenamento em nuvem em vez de localmente no próprio dispositivo. Isso torna o Chromebook dependente de conexão com a internet para funcionar de forma integral. As especificações de hardware mais simples também deixam o computador mais acessível e leve em relação a laptops tradicionais. 

Os benefícios do Chromebooks incluem as atualizações automáticas do Google, rapidez na inicialização e no desligamento, sistema operacional leve, maior duração de bateria e menor custo — tornando-o atrativo para estudantes que executam tarefas básicas de computação.

Chromebook é um tipo de laptop projetado para rodar o sistema operacional Chrome (Imagem: Reprodução)

No ano passado, o Google lançou recursos de inteligência artificial para Chromebook Plus, incluindo a inclusão do Gemini na tela inicial, ferramenta de geração de textos, criação de papeis de parede para videochamadas, Magic Editor para edição de imagens, gravação de tela em GIF e experiências com jogos.

Leia Mais:

Gemini está disponível na tela inicial do Chromebook Plus (Imagem: Google/Divulgação)

Aplicativos disponíveis para Chromebook

Produtividade: Gmail, Agenda, Drive, Meet, Documentos, Planilhas e Apresentações, além do Microsoft 365 com Word, Excel, PowerPoint, OneNote, OneDrive e Outlook;

Criatividade: Adobe Photoshop 4 e o LumaFusion para edição de fotos; Clipchamp para edição de vídeo; Cubasis 3 para criação musical; Figma, Sumo Creative Suite e Clip Studio Paint Pro para design gráfico, ilustração e pintura digital;

Entretenimento: Disney+, Netflix, Amazon Prime Video, Twitch, Spotify, YouTube Music, iHeartRadio ou SoundCloud.

O post Chromebooks ultraportáteis ganham chip que acelera navegação apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Avião supersônico da NASA conclui voo inaugural; confira imagens

Threads lança recursos com mais controle aos usuários sobre interações

Tesla faz novo recall do Cybertruck após falha na fixação da barra de luz