Home Variedade Chrono Trigger e mais! 10 ótimos jogos que completam 30 anos em 2025

Chrono Trigger e mais! 10 ótimos jogos que completam 30 anos em 2025

by Fesouza
6 minutes read

1995 foi um dos anos mais movimentados da história dos games. Um dos motivos foi o período de transição da geração 16 para 32 bits, fazendo com que uma enxurrada de bons jogos fossem lançados para diferentes consoles, além do PC, que também começava a se popularizar entre os gamers. Isso sem falar nos fliperamas, que ainda faziam sucesso nos anos 90, mesmo que o seu fim começasse a ser iminente.

E com tantas opções fica difícil lembrar os games que marcaram aquele ano tão importante para a indústria. Mas não tem problema, pois hoje o Voxel traz uma lista com dez jogos clássicos que completam 30 anos em 2025. Confira! 

1. Chrono Trigger

Um dos RPGs mais aclamados da história foi lançado em 1995 para SNES. Em Chrono Trigger, você acompanha um grupo de heróis, que viaja pelo tempo para impedir a destruição do mundo por uma entidade chamada Lavos. Ele ficou popularmente conhecido pelos seus múltiplos finais, enredo que te prende do inicio ao fim, e uma trilha sonora envolvente, composta por  Yasunori Mitsuda e Nobuo Uematsu. 

Chrono Trigger.jpg

2. Comix Zone

Comix Zone impressionou a sua geração por apresentar um visual que simulava uma história em quadrinhos sendo lido à medida com que você avançava na história. Ela por sua vez te colocava no controle de Sketch Turner, um artista de quadrinhos que é sugado para dentro de sua própria criação. Além do visual impressionante para a época, ele também chamou atenção por apresentar uma jogabilidade repleta de recursos, e que misturava elementos de plataforma com beat ‘em up. 

comix.jpg

3. International Superstar Soccer Deluxe

Um dos jogos mais populares da geração 16 bits, pelo menos aqui no Brasil, foi lançado em 1995. O jogo de futebol da Konami marcou uma geração, e até hoje é lembrado por sua jogabilidade inovadora, e outras curiosidades, como jogadores com nomes genéricos, como o lendário Allejo. Além disso, era comum encontrar versões piratas do jogo com times brasileiros da época, e outras modificações. 

isss.jpg

4. Mortal Kombat 3

Não é exagero nenhum dizer que Mortal Kombat 3 foi o capítulo mais marcante da franquia. Os motivos são vários, desde os gráficos impressionantes para a geração 16 bits, até uma jogabilidade mais acessível para aqueles que não estavam acostumados com jogos de luta. A cereja do bolo era a quantidade de lutadores, que por sua vez eram bem diversificados em relação aos seus movimentos e, claro, os diversos tipos de finalizações, como fatalities, stage fatalities, babalities e friendships.

mk3.jpg

5. Tekken 2

O segundo capítulo da franquia ajudou a consolidar Tekken como uma das referências do gênero. A nova versão, para arcades e posteriormente para PlayStation, trouxe um enredo focado no torneio King of Iron Fist e no conflito da família Mishima, além de novos personagens e melhorias pontuais na jogabilidade, que deixaram o seu desempenho ainda melhor e fez com que ele rodasse a 60 fps em todas as versões. 

Tekken 2.jpg

6. Marvel Super Heroes

Outro jogo de luta que marcou 1995 foi Marvel Super Heroes. O game trazia um elenco marcante que incluía Homem-Aranha, Wolverine, Homem de Ferro, Capitão América, entre outros. Com gráficos impressionantes e uma jogabilidade muito acessível que se inspirava na saga das Joias do Infinito, rapidamente ele se tornou um clássico dos fliperamas e dos recém lançados consoles da era 32 bits. 

marvel.jpg

7. Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest

Desenvolvido pela Rare, e exclusivo para o SNES, o game continua a história do anterior, agora com Diddy e Dixie Kong partindo para resgatar Donkey Kong das garras do vilão K. Rool. O título mantém os elementos de sucesso, como uma ambientação 3D e uma jogabilidade acessível, junto a novos desafios e uma boa dose de diversão. E mesmo sendo lançado na reta final do console, ainda sim é para muitos um dos melhores jogos para o Super Nintendo. 

donkey.jpg

8. Warcraft 2

A aclamada série da Blizzard ganhou um segundo jogo em 1995. Warcraft 2 é um game de estratégia em tempo real que expande a guerra entre os humanos e os orcs. Com gráficos melhorados, multiplayer inovador e jogabilidade refinada, ele ajudou a popularizar o gênero RTS. Ele também estabeleceu a base para o futuro da franquia, que posteriormente se expandiria com World of Warcraft.

warcfrat 2.jpg

9. Twisted Metal

Twisted Metal foi um dos jogos responsáveis por impulsionar o PlayStation em seu primeiro ano de vida. O game trazia uma proposta ousada de misturar elementos de corrida com os de combates, com personagens ultrapassando o limite do absurdo, como um piloto com braços presos em duas rodas gigantes, ou um palhaço assassino que conduz um carro de sorvete. Hoje em dia, embora tenha uma série para a TV propolizando ainda mais a franquia, faz muito tempo que um novo jogo não é lançado. 

twisted.jpg

10. Phantasmagoria

Phantasmagoria foi um dos jogos de terror mais polêmicos da história. Exclusivos para PCs, o game trazia atores reais, em um enredo repleto de violência explícita e cenas de nudez. Por conta disso, o game chegou a ser proibido em alguns países, além de ser um dos primeiros a ganhar a classificação para maiores de 18 anos. Nele você controla Adrienne, uma escritora que se muda para uma mansão assombrada e descobre segredos macabros. Agora ela precisa sobreviver às ameaças que vivem no local. 

Phantasmagoria.jpg

E na sua opinião, qual foi o melhor jogo lançado em 1995? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

You may also like

Leave a Comment