Fenômeno de venda entre os endinheirados, o copo Stanley enfrenta, há alguns meses, uma onda de acusações na internet. A bola de neve foi aumentando a ponto de, em fevereiro deste ano, a Pacific Market International (PMI), empresa responsável pelo produto (o original), ser processada devido ao chumbo na composição do item.
Mas afinal, será que faz mal à saúde mesmo?
Leia mais
Afinal, por que o copo Stanley faz tanto sucesso?Bebidas alcoólicas cortam o efeito de remédios? EntendaDestilaria e consultoria tech desenvolvem 1º uísque gerado por IA do mundo
A marca já se manifestou oficialmente dizendo que o metal tóxico não entra em contato com o corpo humano e que, por isso, não é prejudicial. Mas é a própria empresa falando. As pessoas têm certa razão em desconfiar.
Então vamos à opinião de um terceiro, alguém que não tem nem o que ganhar, nem o que perder com a informação. A companhia especializada em inspeções industriais Lumafield resolveu fazer uma tomografia no copo.
E o resultado foi o seguinte…
Copo Stanley faz mal ou não faz mal?
Antes de tudo, é importante dizer que existe, sim, chumbo no copo Stanley. O metal, no entanto, não entra em contato nem com o líquido, nem com a pessoa.
O chumbo é usado como parte do isolamento a vácuo e é coberto por uma camada de aço inoxidável que protege as pessoas contra a exposição.
E é exatamente isso que mostrou a tomografia feita pela Lumafield.
Para o teste, a companhia usou o tomógrafo industrial Neptune. A empresa gerou imagens de raio-x em diferentes ângulos e construiu um modelo 3D, que você pode acompanhar a seguir, nessa postagem na rede social X (antigo Twitter):
O autor desse post é o diretor da Lumafield, Jon Bruner. Numa sequência de mensagens, ele explicou que a varredura demostrou a segurança do item. Isso porque a solda de chumbo está completamente protegida por uma tampa de aço inoxidável logo abaixo dela:
A Lumafield garante, portanto, que o chumbo está totalmente blindado e que o usuário não será exposto ao material.
E acrescenta: “Se o medalhão que cobre a solda de chumbo for arrancado, ele poderá ficar acessível – mas, nesse caso, um copo de reposição será coberto pela garantia da Stanley”, disse a empresa responsável pelos testes.
Para que serve o chumbo no copo?
Para explicar isso precisamos entender primeiro como são fabricados esses copos.O processo começa com a formação de duas camadas separadas de aço inoxidável para as paredes interna e externa, que são então soldadas na borda.O orifício através do qual o ar foi evacuado deve ser selado antes que o copo seja removido da câmara de vácuo, e é aí que entra a solda de chumbo.Ela é colocada acima do orifício de escape de ar.O chumbo é considerado o material ideal do ponto de vista do controle de processos, uma vez que possui baixo ponto de fusão e características altamente previsíveis.E por que ter esse trabalhão todo para fazer essa parede de vácuo?, você pode se indagar.Porque é justamente isso que garante a temperatura da bebida. O copo é capaz de manter as temperaturas por causa de um princípio da Física.O vácuo entre as paredes de aço impede a troca de temperatura entre a bebida e o lado externo, incluindo o calor das nossas mãos ou quaisquer interferências externas.Um copo Stanley do tipo Beer Pint sem tampa de 473 ml promete preservar bebidas quentes por até 45 minutos, bebidas geladas por até quatro horas e bebidas com gelo por até 15 horas!
Perigos do chumbo
Se você pegou a discussão no meio do caminho, saiba que as pessoas têm razão em preocupar com a presença de chumbo.
Imagem: Kim Britten/Shutterstock
A exposição ao metal tem consequências para a saúde bem documentadas, especialmente para as crianças.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “não existe concentração segura de chumbo no sangue”. Mesmo quantidades minúsculas encontradas “podem estar associadas à diminuição da inteligência em crianças, dificuldades comportamentais e problemas de aprendizagem”.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a exposição ao chumbo também pode causar problemas de crescimento, na audição e fala, além de danos ao sistema nervoso.
Em adultos, a exposição ao chumbo pode causar hipertensão e problemas cardiovasculares.
O metal é perigoso também para grávidas porque pode chegar até o feto e aumentar o risco de um aborto espontâneo.
Então, sim, o chumbo pode ser muito prejudicial à saúde. Mas, não, você não será contaminado se usar um copo Stanley. A bebida gelada continua garantida!
O post Chumbo no copo Stanley faz mal à saúde? Fizeram uma tomografia no produto para descobrir! apareceu primeiro em Olhar Digital.