Home Variedade Chuva de meteoros Oriônidas: veja bola de fogo no céu do RS e outras imagens incríveis

Chuva de meteoros Oriônidas: veja bola de fogo no céu do RS e outras imagens incríveis

by Fesouza
8 minutes read

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, esta semana aconteceu o pico da chuva de meteoros Oriônidas, entre as madrugadas de terça (21) e quinta-feira (23). Esse evento ocorre anualmente na mesma época, sendo possível observar de 10 a 20 meteoros por hora no céu durante a atividade máxima.

Sobre a chuva de meteoros Oriônidas:

  • O fenômeno acontece quando a Terra cruza a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley, que passa pelo Sistema Solar interno a cada 76 anos;
  • Ao entrar na atmosfera terrestre, essas partículas se incendeiam e geram os rastros luminosos conhecidos como meteoros;
  • O nome “Oriônidas” vem da Constelação de Órion, ponto do céu de onde esses rastros parecem surgir, localizado próximo à estrela Betelgeuse;
  • Embora o radiante esteja no hemisfério norte celeste, a chuva é bem visível no Brasil;
  • Os fragmentos atingem a atmosfera a impressionantes 67 km/s – o equivalente a 241 mil km/h;
  • Mesmo tão velozes, esses detritos costumam deixar rastros brilhantes que podem persistir por alguns segundos, produzindo um belo espetáculo visual.

Bola de fogo atravessa o céu do RS

Em algumas ocasiões, os meteoros se tornam ainda mais intensos, transformando-se em bolas de fogo visíveis a olho nu, mais brilhantes que qualquer estrela. Como o que aconteceu no início desta madrugada no céu do Rio Grande do Sul, conforme mostram imagens captadas por câmeras do Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, a 80 km de Porto Alegre.

Chuva de meteoros Oriônidas: veja bola de fogo no céu do RS e outras imagens incríveis
Bola de fogo da chuva de meteoros Oriônidas cruzando o céu no RS. Crédito: Observatório Espacial Heller & Jung

De acordo com o responsável pelo observatório, o professor Carlos Fernando Jung, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) na região Sul, ele ingressou na atmosfera à 0h24 (pelo horário de Brasília), a uma altitude de 100 km e se extinguiu a oeste do estado a 52 Km de altitude.

Com 0,57 segundos de duração, o meteoro bola de fogo teve magnitude de -4.2. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

“Este foi o segundo meteoro de elevada magnitude registrado durante esta chuva este ano”, disse Jung, completando que o anterior foi na madrugada de quarta-feira (22).

Leia mais:

Imagens da chuva de meteoros Oriônidas encantam a internet 

Confira imagens da chuva de meteoros Oriônidas capturadas esta semana e compartilhadas na internet.

O post Chuva de meteoros Oriônidas: veja bola de fogo no céu do RS e outras imagens incríveis apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment