A chuva de meteoros Orionídeas vai iluminar o céu a partir desta terça-feira (21), podendo ser vista em todas as regiões do Brasil, de acordo com o Projeto EXOSS, apoiado pelo Observatório Nacional. O fenômeno é resultado da passagem da Terra pelos detritos do cometa Halley, que nos visita a cada 75 ou 76 anos.
Entrando na atmosfera, esses fragmentos se queimam, resultando nos traços luminosos que aparecem no céu. Durante o pico do aguardado evento, os fãs de astronomia poderão observar entre 15 a 20 meteoros por hora, em condições ideais, viajando a uma velocidade de até 66 km/s.

Como observar a chuva de meteoros Orionídeas?
Batizada em homenagem à constelação de Órion, o Caçador, esta chuva de meteoros aparentemente nasce perto da estrela Betelgeuse. Mas é possível ver as rochas espaciais em praticamente qualquer parte do céu, segundo os especialistas, bastando seguir algumas dicas simples.
- Esteja em um local com baixa poluição luminosa, preferencialmente longe das luzes das cidades, e com visão desobstruída para o horizonte;
- Recomenda-se adaptar a visão à escuridão, observando o céu noturno por um período de 20 a 30 minutos antes do evento;
- O melhor horário para observar a Orionídeas é durante a madrugada, da meia-noite ao amanhecer, não sendo necessário usar nenhum equipamento — telescópios limitam o campo de visão, neste caso;
- Os meteoros podem aparecer em qualquer parte, mas é recomendável começar olhando em direção ao nordeste, se você está no hemisfério sul.
A previsão é de que o pico da chuva de meteoros Orionídeas aconteça nas madrugadas de quarta-feira (22) e quinta-feira (23). Nesses dois dias, o melhor horário para observação vai da meia-noite às 2h, sem fixar o olhar no radiante, ponto de onde o fenômeno parece se originar.
Há vários apps de astronomia que podem auxiliar na observação, como Stellarium, SkyView e Star Chart, entre outros. Também vale lembrar que o céu precisa estar aberto para acompanhar o evento, ou seja, confira a previsão do tempo antes de sair de casa.

Meteoros mais brilhantes este ano
Apesar de acontecer todos os anos, a chuva de meteoros Orionídeas de 2025 é aguardada com expectativa, pois promete um espetáculo ainda mais brilhante. Durante o pico, a Lua Nova estará apenas 2% iluminada e se pondo um pouco mais cedo, deixando o céu escuro a noite inteira, favorecendo a visualização dos fragmentos.
Como eles geralmente são pequenos, variando de partículas de poeira a pedregulhos, se queimam rapidamente ao entrar na atmosfera, gerando as luzes brilhantes no céu. Além do evento de outubro, o cometa Halley é responsável pela chuva de meteoros Eta Aquáridas, que acontece em maio.
E você, já teve a oportunidade de observar uma chuva de meteoros? Compartilhe a sua experiência conosco, comentando nas redes sociais do TecMundo.