Partes do Centro-Sul do Brasil amanheceram com chuva e ventania nesta segunda-feira (28). Isso aconteceu por conta de um ciclone extratropical que começou no Rio Grande do Sul e deve causar uma virada no tempo no país nesta semana.
Esse ciclone pode causar rajadas de vento em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No caso da capital paulista e de municípios da Grande São Paulo, as rajadas podem chegar a 100 km/h, segundo Climatempo e MetSul (via G1).
Ainda sobre o estado de São Paulo, a Defesa Civil emitiu um alerta para ventos fortes no Centro-Leste do estado. E a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca com ondas de até três metros de altura no litoral paulista.
- Também há aviso de ventania (de até 75 km/h) entre Florianópolis (SC) e São João da Barra (RJ).
O estado paulistano também vai enfrentar a passagem de uma massa de ar polar a partir de terça-feira (29). Ela provavelmente vai derrubar as temperaturas. Tanto que o estado está sob alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsão do tempo: ciclone extratropical avança pelo Brasil nesta semana
O avanço do ciclone pelo país leva a chuva de volta para boa parte de Mato Grosso do Sul. Além de bastante chuva, há risco de temporais com granizo.
Ao longo da semana, a chuva deve se espalhar para outras regiões além dos estados localizados no Centro-Sul do país. Pode chover do norte do Acre até o litoral sul da Bahia.
Em Recife (PE), a Defesa Civil alertou para chuvas e maré alta, com ondas que podem chegar a dois metros e meio de altura. Também deve chover em João Pessoa (PB), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR).
Já para Vitória (ES) e Brasília (DF), a previsão é tempo quente e seco. Isso se estende para parte de Rio Janeiro, Minas Gerais e Rondônia.
Leia mais:
- Os relâmpagos sobem para as nuvens? Conheça o Raio Ascendente
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Céu verde? Entenda o fenômeno que precede tempestades
Você já viu o céu ficar verde? Bem, se você mora no Brasil, pode ser que nunca tenha visto esse fenômeno raro. Mas, em locais onde tornados e tempestades extremas são mais comuns, como em partes dos Estados Unidos, essa coloração é um sinal de alerta.
Segundo o IFL Science, a cor verde indica nuvens de tempestade com grandes volumes de água e gelo. Esse tipo de evento ocorre em tempestades extremas e é resultado da forma como a luz do sol passa pelas nuvens carregadas.
Em um artigo de 2008 da Universidade de Wisconsin, citado pelo site, o meteorologista Scott Bachmeier explica que “uma nuvem verde só ocorrerá se a nuvem for muito profunda, o que geralmente acontece apenas em nuvens de tempestade”.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post Ciclone causa virada no tempo nesta semana no Brasil; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.