Um novo ciclone extratropical deve se formar no Uruguai entre o fim deste domingo (12) e a segunda-feira (13), segundo a Climatempo. O fenômeno será acompanhado por uma frente fria e deve provocar ventos intensos no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
De acordo com os meteorologistas, o sistema se aproxima do território gaúcho no início da próxima semana e poderá gerar rajadas de 80 a 100 km/h em algumas regiões. O alerta vale principalmente para áreas próximas ao litoral, onde os efeitos tendem a ser mais fortes.

Ciclone deve atingir o Sul entre domingo e segunda
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica que costumam se formar em latitudes médias, a partir do contraste entre massas de ar quente e frio. Esses sistemas costumam causar instabilidades em grande escala, com chuva, ventos e queda nas temperaturas.
César Soares, meteorologista da Climatempo, explicou ao g1 que o ciclone deve se deslocar em direção ao oceano após passar próximo ao sul do Rio Grande do Sul.
“Essas rajadas mais fortes também devem alcançar o estado de São Paulo, mas apenas na segunda-feira. O ciclone deve continuar atuando no Sul e não deve avançar diretamente para São Paulo — é importante deixar isso claro. Ele se desloca um pouco em direção ao alto-mar”, afirmou.

Segundo ele, a frente fria associada ao sistema será responsável por levar os ventos ao Sudeste, sem que o centro do ciclone chegue ao estado.
Instabilidade em várias regiões do país
Ainda nesta quinta-feira (9), o tempo segue instável em grande parte do Brasil, com destaque para as chuvas fortes no Sudeste e no Norte e o retorno do calor ao Rio Grande do Sul.
No Sudeste, a combinação de ventos úmidos vindos do oceano com instabilidades em níveis mais altos da atmosfera mantém o céu encoberto e a chuva frequente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em algumas áreas, há risco de temporais isolados. Na capital paulista, os termômetros variam entre 13 °C e 18 °C, com possibilidade de chuva a qualquer hora.
Leia mais:
- O que é um ciclone, quando ocorre e quais tipos existem?
- Tornado, tufão e ciclone: quais as diferenças?
- Meteorologia: 12 fatos e mitos sobre o clima e o tempo
Sol volta ao Rio Grande do Sul, mas clima segue instável em outros estados
Com o afastamento da massa de ar polar, o Rio Grande do Sul volta a ter sol e temperaturas mais altas. Já no Paraná e no norte de Santa Catarina, ainda há chance de pancadas localmente fortes, principalmente entre a tarde e a noite.
No Centro-Oeste, áreas de instabilidade mantêm a chuva sobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com possibilidade de temporais isolados e calor intenso, com máximas próximas dos 35 °C em Cuiabá.
No Nordeste, a precipitação se concentra no litoral entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, enquanto o interior deve permanecer com tempo firme e baixa umidade.
Já no Norte, os temporais ganham força sobre Roraima, Amazonas e oeste do Pará, com risco de chuva forte e descargas elétricas em áreas do Tocantins e na floresta amazônica.
O post Ciclone extratropical deve trazer ventos de até 100 km/h ao Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.