O boom da inteligência artificial está levando diversas empresas a investirem milhões de dólares na construção de novos data centers. O problema é que nem todas as cidades, especialmente nos Estados Unidos, estão dispostas a receber este tipo de construção.
População se mostrou contrária aos data centers
A prefeitura de Peculiar, uma cidade localizada no estado de Missouri e que conta com menos de seis mil habitantes, está negociando com a Diode Ventures a construção de um data center na região. Segundo as autoridades, o empreendimento geraria receitas e possibilitaria investimentos em áreas como saúde e educação.
“Este projeto poderia ter significado centenas de milhões de dólares em receita para a cidade, o distrito escolar, o distrito de bombeiros e o condado. A cidade poderia ter usado esses fundos para construir uma delegacia de polícia, melhorar nossas estradas e outras infraestruturas e melhorar os parques”, destacou o prefeito Doug Stark.
No entanto, a mobilização da população para estar frustrando estes planos. Os cidadãos temem que a cidade seja visualmente poluída, além de manifestarem contrariedade com o barulho da construção.
Outros pontos de discussão dizem respeito à sustentabilidade, uma vez que data centers consomem grandes quantidades de luz e água. As informações são do The Washington Post.
Leia mais
Google quer apostar em energia nuclear em seus data centers
Microsoft prepara o bolso para expansão de data centers de IA
Usamos tanta IA que Europa quer colocar data centers no espaço
Mobilizações semelhantes estão acontecendo em outras cidades
Os protestos foram tantos que as autoridades municipais anunciaram uma portaria que prevê a proibição de data centers na cidade.
O texto vai ser discutido em uma audiência pública no final deste mês.
O sucesso do movimento tem inspirado ações semelhantes.
É o caso Fort Worth, cidade localizada no Texas, e em Chesterton, Indiana.
O post Cidades estão se mobilizando contra a construção de data centers nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
