Home Variedade Cientistas conseguem isolar o vírus Lloviu pela primeira vez

Cientistas conseguem isolar o vírus Lloviu pela primeira vez

by
3 minutes read

Pesquisadores da Medway School of Pharmacy conseguiram isolar o vírus Lloviu pela primeira vez. O vírus é um parente próximo do Ebola, faz parte da família dos filovírus e foi descoberto pela primeira vez em 2002 em morcegos na Espanha.  

O vírus é considerado zoonótico, ou seja, é capaz de passar de animais para seres humanos, o que preocupa as autoridades de saúde sobre uma possível transmissão generalizada. O novo estudo aponta que o vírus Lloviu tem capacidade para infectar células humanas e se replicar.  

Cientistas conseguem isolar o vírus Lloviu pela primeira vez. Imagem: Divulgação/Universidade de Kent

Além disso, também foi possível notar que não há reatividade cruzada de anticorpos do Lloviu e do Ebola, sugerindo que vacinas existentes contra o Ebola possam não surtir efeitos contra o Lloviu, casos ele infecte algum humano.  

“A pesquisa é uma arma fumegante. É vital que saibamos mais sobre a distribuição desse vírus e que a pesquisa seja feita nessa área para avaliar os riscos e garantir que estejamos preparados para possíveis epidemias e pandemias“, afirmou Simon Scott, um dos pesquisadores responsáveis. 

Leia também!

Conjuntivite gonocócica: conheça os principais sintomas e formas de tratamentoVacina contra HIV pode começar a ser testada na África“Eu queria morrer por seis horas”, diz homem que se contaminou com bactéria para testar vacina

Novo surto de Ebola atinge país da África

No final de abril, a República Democrática do Congo anunciou que está passando por um surto de ebola. O Congo já registrou outros 13 surtos da doença, um deles que foi encerrado em 2020 deixou mais de 2.300 mortos.  

O primeiro caso do novo surto foi registrado na cidade de Mbandaka. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente faleceu no último dia (21). O homem de 31 anos apresentou os primeiros sintomas de ebola no dia 5 de abril e, após uma semana se cuidando em casa, ele procurou um hospital.  

No dia 26 de abril, a OMS apontou uma nova morte ligada a doença. O novo caso se trata de um familiar da primeira vítima. Todo o restante da família está sendo monitorada por autoridades de saúde.  

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 

O post Cientistas conseguem isolar o vírus Lloviu pela primeira vez apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment