Citado por Telegram, Google não reconhece conteúdo divulgado no app

Pouco depois de o Telegram emitir uma nota a seus usuários criticando o PL 2.630 — também conhecido como PL das fake news —, o Google, citado no texto, emitiu comunicado afirmando que isto aconteceu sem sua autorização, adicionando ainda que não reconhece o conteúdo.

Leia mais:

Como o Google sabe a imagem que você procura no buscador e no LensQuais as diferenças entre os buscadores Google, Bing e Yahoo? (2023)Como criar ou apagar um grupo de abas do Google Chrome no Android

Confira o comunicado emitido pelo Google:

Nesta terça-feira, 9 de maio, fomos informados de que o aplicativo de mensagens Telegram disparou um alerta aos seus usuários acerca do Projeto de Lei 2630/2020 (PL/2630). No texto, somos citados sem qualquer autorização e não reconhecemos seu conteúdo.

Google

O Google é citado pelo Telegram quase no fim da nota, em um trecho denominado “E Mais”:

Isso apenas toca a superfície do motivo pelo qual esse novo projeto de lei é perigoso. É por isso que Google, Meta e outros se uniram para mostrar ao Congresso Nacional do Brasil a razão pela qual o projeto de lei precisa ser reescrito — mas isso não será possível sem a sua ajuda.

Trecho da nota do Telegram enviada a seus usuários

O Google fez campanha ativa contra o projeto de lei, incluindo links contrários ao PL em destaque em seu buscador. No entanto, a companhia removeu a propaganda contrária ao projeto após pressão do governo, sendo questionada pelo MPF, avaliada por abuso pelo STF e ameaçada de multa pelo governo federal.

Entenda o caso:

Telegram enviou mensagens aos usuários do aplicativo nesta terça-feira (09) criticando o Projeto de Lei 2.630, conhecido como PL das Fake News.

O Telegram argumenta que a nova legislação vai acabar com a liberdade de expressão no país.Ainda de acordo com a nota, “a democracia está sob ataque no Brasil”.O PL das Fake News seria votado pela Câmara dos Deputados na semana passada, mas a sessão foi adiada.O texto responsabiliza as big techs por aquilo que é postado nas redes sociais.O Ministério da Justiça e Segurança Pública ainda não se manifestou.Autoridades rebateram o Telegram.A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou ao Olhar Digital que irá notificar o Telegram a respeito de mensagem. 

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Citado por Telegram, Google não reconhece conteúdo divulgado no app apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Cibercriminosos intensificam ataques no fim de ano com golpes de Natal

Protótipo de ‘carro voador’ de startup da Embraer realiza voo inaugural

Vírus invade sistemas via apps piratas e vídeos do YouTube