Civilização maia: túmulo milenar de governante é desenterrado em Belize

Arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante em Belize: um túmulo de 1.700 anos de um governante importante da civilização maia, considerado um dos fundadores de uma dinastia antiga. Além disso, o achado é o primeiro túmulo encontrado no sítio arqueológico de Caracol.

O governante foi enterrado com uma máscara mortuária em mosaico, joias, conchas e desenhos, que dão pistas sobre o passado dos maias e suas possíveis conexões com outras civilizações antigas.

Itens encontrados dentro do túmulo do governante (Imagem: Projeto Arqueológico Caracol/Universidade de Houston)

Túmulo de 1.700 anos era de um governante da civilização maia

A descoberta da câmara aconteceu no sítio arqueológico de Caracol, em Belize, que remonta à época da civilização maia. O túmulo de 1.700 anos estava em seu interior e, além do corpo, continha uma máscara mortuária em mosaico e joias de jadeíta, conchas do Pacífico e desenhos feitos com cerâmica e osso.

Arlen Chase, um dos arqueólogos da escavação, foi um dos primeiros a entrar na tumba. Ele contou ao The New York Times que percebeu que, pelo estilo dos vasos de cerâmica na câmara, o túmulo era antigo. Pelo cinábrio vermelho ao redor, percebeu que se tratava de alguém importante, com status elevado entre os maias.

O que realmente revelou que o sujeito era um governante foi a máscara mortuária. Arlen chamou Diane Chase, uma arqueóloga que também trabalhava no sítio de Caracol, para analisar as descobertas. Eles são casados há quase 50 anos.

Juntos, a dupla determinou que o indivíduo enterrado era um governante maia envelhecido, que viveu tempo suficiente para perder todos os dentes. Além da máscara e das joias, vasos de cerâmica com desenhos do deus maia dos comerciantes e do governante segurando uma lança eram luxos incomuns em túmulos da época.

Através de hieróglifos, os arqueólogos chegaram a conclusão de que o sujeito era Te K’ab Chak, que assumiu o trono em 333 d.C. e governou Caracol enquanto a cidade crescia (depois, ela viraria uma potência regional). Diane revelou ao NYT que o governante é considerado o fundador de uma dinastia.

Membros da escavação trabalhando dentro da câmara em Caracol (Imagem: Projeto Arqueológico Caracol/Universidade de Houston)

Descoberta dá dicas sobre a civilização maia

Melissa Badillo, diretora do Instituto de Arqueologia de Belize e parceira de longa data do casal Chase, contou ao jornal que a descoberta “adiciona uma dimensão totalmente nova” ao sítio arqueológico. É o primeiro túmulo encontrado por lá. O fato de pertencer a um governante importante da época torna tudo ainda mais grandioso.

O casal também pontuou a relação dos artefatos encontrados na câmara com outros objetos descobertos ao longo dos anos, em outros locais. Isso ajuda a traçar uma conexão da civilização maia com outros povos.

Alguns dos itens encontrados no túmulo em Caracol eram lâminas de obsidiana verde do México central e um projétil para um atlatl (usado para lançar lanças) frequentemente associado a Teotihuacán, uma metrópole a quase 1.200 quilômetros de distância.

Esses achados sugerem que os maias podem ter mantido relações com outras civilizações do México central anos antes do que se pensava, superando longas distâncias. Eles não apenas sabiam da existência uns dos outros, mas também trocavam itens (pelo menos, entre pessoas da alta sociedade, como o governante enterrado).

Diane Chase dentro da câmara onde o túmulo foi escavado (Imagem: Projeto Arqueológico Caracol/Universidade de Houston)

Casal vai continuar investigando a civilização maia

  • Apesar das pistas fornecidas pelo achado, não é possível dizer claramente qual era o teor da relação dos maias com outros povos;
  • O casal Chase vai continuar o estudo. Eles esperam fazer testes de isótopos e DNA para revelar mais detalhes sobre a vida do governante;
  • Eles também esperam entender melhor como funcionava a conexão entre os povos antigos e como as cidades estavam interagindo entre si na antiguidade.

O post Civilização maia: túmulo milenar de governante é desenterrado em Belize apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

‘Duendes vermelhos’: astronauta da NASA a bordo da ISS registra forma rara de raio

Prejuízo de ataque hacker na C&M deve passar de R$ 1 bilhão, diz delegado

Jogador de basquete russo é preso por suspeita de envolvimento com grupo de ransomware