O fim do ano chegou trazendo aquele momento aguardado pelos fãs: a lista de indicados ao The Game Awards 2025. E, para surpresa até dos próprios desenvolvedores, Clair Obscur: Expedition 33 não apenas brilhou, mas fez história.
O RPG francês conquistou 12 indicações, superando marcas históricas de God of War Ragnarök e The Last of Us Part II. Desenvolvido pela Sandfall Interactive, o jogo virou um fenômeno crítico e de público, conquistando espaço em categorias de peso como Jogo do Ano, Melhor Direção e Melhor Narrativa.
- Veja também – Clair Obscur: Expedition 33 é a melhor surpresa dessa geração! Confira análise | Voxel
A façanha marca a maior quantidade de indicações já alcançada por um único título desde a criação do TGA. Com a cerimônia marcada para 11 de dezembro, às 22h (horário de Brasília), a expectativa agora é saber quantas dessas indicações vão se transformar em troféus — e, quem sabe, quebrar mais um recorde.
Indicações de Clair Obscur: Expedition 33
Clair Obscur recebeu 12 indicações, incluindo categorias de destaque e três nomeações por performance. Enquanto o jogo é um dos favoritos na categoria de jogo do ano, algumas indicações também renderam polêmica.
O jogo apareceu nomeado como Melhor Jogo Independente e Melhor Estreia Indie, que são categorias comumente voltadas para jogos de pequeno porte. Como o título foi feito por uma grande equipe e tem apoio da Sandfall, além de um elenco estrelado de dubladores, a polêmica já se instaurou online.
Confira todas as nomeações do game abaixo:
- Jogo do Ano
- Melhor Direção
- Melhor Narrativa
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Trilha Sonora e Música — Lorien Testard
- Melhor Design de Áudio
- Melhor RPG
- Melhor Jogo Independente
- Melhor Estreia de um Jogo Independente
- Melhor Atuação: Jennifer English (Maelle)
- Melhor Atuação:Ben Starr (Verso)
- Melhor Atuação: Charlie Cox (Gustave)
Quais são os jogos mais nomeados do The Game Awards? Veja o ranking

Com 12 indicações, Clair Obscur assumiu o topo da lista de jogos mais nomeados da história do The Game Awards. O RPG de turnos superou títulos como God of War e The Last of Us.
Veja o ranking completo:
- Clair Obscur: Expedition 33 — 12 indicações
- God of War: Ragnarök — 11 indicações
- The Last of Us Part II — 11 indicações
- Death Stranding — 10 indicações
- Baldur’s Gate 3 — 9 indicações
- Deathloop — 9 indicações
- Alan Wake 2 — 8 indicações
- Marvel’s Spider-Man 2 — 8 indicações
- Elden Ring — 8 indicações
- Ghost of Tsushima — 8 indicações
No recorte apenas de 2025, os mais indicados incluem jogos da Sony e também Hades 2. Confira:
- Clair Obscur: Expedition 33 — 12 indicações
- Death Stranding 2: On the Beach — 7 indicações
- Ghost of Yōtei — 7 indicações
- Hades 2 — 6 indicações
- Hollow Knight: Silksong — 5 indicações
Clair Obscur pode bater mais um recorde
Mesmo que não vença todas as categorias — e, claro, apenas um dos atores pode levar Melhor Performance — Clair Obscur ainda tem chances de quebrar outro recorde. Caso conquiste pelo menos oito prêmios, ele se tornaria o jogo mais premiado da história do TGA.

Hoje, o recordista é The Last of Us Part II com sete troféus, seguido por um empate entre God of War Ragnarök e Baldur’s Gate 3, ambos com seis vitórias. Disco Elysium (2019), Red Dead Redemption 2 (2018) e Overwatch (2016) também fazem parte da lista dos mais premiados, com quatro estatuetas cada.
- Confira também – Chefe de narrativa de Clair Obscur: Expedition 33 fala sobre inspirações e futuro do melhor RPG do ano! Veja entrevista | Voxel
Desenvolvedores reagem: “Não podemos acreditar”
Com o impacto inesperado da quantidade de indicações, nem os próprios criadores conseguiram esconder a surpresa. Nas redes sociais, a Sandfall Interactive comemorou com entusiasmo:
“Que privilégio ser indicado não só para GOTY 2025, mas para DOZE??!! indicações no total. Há tantos jogos preciosos este ano, e estar entre eles nos deixa extremamente felizes.”
O estúdio também reforçou que a ambição nunca foi vencer tudo — e que, apesar da escala de produção, ainda se considera uma equipe enxuta. O diretor Guillaume Broche destacou ainda que o estúdio, com cerca de 30 funcionários, não planeja crescer tão cedo.
Agora, resta saber quantos desses 12 troféus Clair Obscur vai transformar em vitória. E aí, você acha que o jogo vai fazer a limpa no The Game Awards? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo.
