Claude: Modo de Aprendizagem agora está disponível para todos

A Anthropic decidiu ampliar o acesso do modo de aprendizagem do Claude para todos os públicos. Até então, a ferramenta estava disponível apenas para usuários do Claude for Education. As informações são do Engadget

A empresa explica que o recurso — lançado em abril deste ano — é usado para “orientar o processo de raciocínio dos alunos em vez de fornecer respostas, ajudando a desenvolver habilidades de pensamento crítico”. 

Quem tiver interesse, pode acessá-lo no menu suspenso de estilos: é a opção intitulada “Aprendizado“. Ao ativar este modo, o chatbot vai guiar o usuário até chegar a uma resposta. É possível desativá-lo a qualquer momento.

Recurso faz perguntas, como “Como você abordaria esse problema?”, para guiar usuário (Imagem: Reprodução/Anthropic)

Claude: chatbot colaborativo

  • O recurso também está disponível em duas versões por meio do Claude Code:
    • No modo “Explicativo”, o Claude gera resumos do seu processo de decisão, oferecendo ao usuário uma “linha do tempo” sobre o que está sendo feito;
    • O outro modo, também chamado de “Aprendizado”, é considerado mais robusto e demanda que o usuário escreva de cinco a dez linhas de código. Para testá-lo, basta digitar “/output-styles” na versão mais recente da IA.

Ao Engadget, o líder de educação na Anthropic, Drew Bent, explicou que o recurso busca tornar a plataforma mais colaborativa. Segundo ele, o modo de aprendizagem surgiu de conversas da empresa com estudantes universitários.

Ferramenta oferece formatos estruturados para artigos de pesquisa (Imagem: Reprodução/Anthropic)

“Descobrimos que eles próprios perceberam que, quando simplesmente copiam e colam algo diretamente de um bot de bate-papo, isso não é bom para o aprendizado a longo prazo”, disse ele. No Modo de Aprendizagem, o Claude ajuda os alunos a desenvolver o pensamento independente por meio de:

  • Orientar em vez de responder: perguntar “Como você abordaria esse problema?” em vez de fornecer soluções imediatas;
  • Usando o questionamento socrático: incentive com “Que evidências apoiam sua conclusão?” para aprofundar a compreensão;
  • Enfatizando conceitos centrais: destacando princípios fundamentais por trás de problemas específicos;
  • Fornecendo modelos úteis: oferecendo formatos estruturados para artigos de pesquisa, guias de estudo e esboços.

Leia mais:

Competição saudável

A OpenAI é dona de um recurso semelhante no ChatGPT, o Modo de Estudo. A funcionalidade está disponível para usuários com login nos modos Free, Plus, Pro, Team, além do ChatGPT Edu.

“Quando entram no modo Estudo, os alunos encontram perguntas especializadas que calibram as respostas de acordo com objetivos e níveis de habilidade individuais. Ele vem para ajudar os alunos a aprender e não apenas concluir uma tarefa”, explicou a empresa.

ChatGPT também lançou modo que auxilia alunos com tarefas (Imagem: Reprodução)

Para Drew Bent, da Anthropic, os lançamentos promovem uma disputa saudável. “Acho ótimo que haja uma competição entre todos os laboratórios de IA para oferecer o melhor modo de aprendizagem”, disse. “Da mesma forma, espero que possamos inspirar algo semelhante com agentes de codificação.”

O post Claude: Modo de Aprendizagem agora está disponível para todos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

5 funções inúteis nos carros modernos

O que fazer se o seu celular for clonado? Veja 7 dicas

Por que tantos jovens têm colesterol alto no Brasil?