Clima: semana tem frente fria e chuvas em várias regiões do Brasil

O avanço de uma nova frente fria muda o tempo e favorece chuvas em diversas regiões do Brasil a partir desta segunda-feira (27), segundo previsões da Defesa Civil de São Paulo e do Climatempo. O sistema atinge inicialmente o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, provocando pancadas de chuva de intensidade variável, raios e ventos moderados a fortes.

Em São Paulo, o tempo começa a mudar com o avanço da frente fria sobre o Estado. As chuvas devem ocorrer de forma irregular, acompanhadas de ventos e descargas elétricas. Até quarta-feira (29), as temperaturas devem cair gradualmente em todas as regiões, de acordo com a Defesa Civil estadual.

Estado de São Paulo terá chuvas, raios e ventos moderados a fortes (Imagem: Ranimiro Lotufo Neto/iStock)

A região metropolitana de São Paulo deve registrar mínimas de 15 °C e máximas de 28 °C. Na Baixada Santista, os termômetros variam entre 18 °C e 25 °C; no litoral norte, entre 19 °C e 28 °C. A Serra da Mantiqueira volta a registrar frio nas madrugadas, com mínimas de 13 °C e máximas de 22 °C, enquanto o Vale do Ribeira e a região de Itapeva devem ter variações entre 14 °C e 25 °C.

E no resto do Estado?

  • Nas demais regiões paulistas, o padrão de instabilidade se repete;
  • Sorocaba, Campinas, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília devem registrar máximas de 29 °C;
  • Em Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, as temperaturas podem chegar a 33 °C, com previsão de pancadas de chuva fortes e ventos moderados a fortes;
  • Na capital paulista, a semana começou abafada e com muita nebulosidade;
  • Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a temperatura durante a madrugada ficou em torno de 17,6 °C;
  • Outubro acumula, até o momento, 64,7 mm de chuva, o que corresponde a cerca de 57,7% da média esperada para o mês, de 112,2 mm.

Durante esta segunda-feira (27), o Sol aparece entre nuvens e ajuda na elevação das temperaturas, que podem chegar a 27 °C, com índices de umidade em torno de 50%. No entanto, a aproximação da frente fria deve causar pancadas isoladas de chuva de fraca a moderada intensidade entre o fim da tarde e a noite.

Na terça-feira (28), o dia deve começar com muita nebulosidade, garoa e chuviscos, com temperaturas entre 17 °C e 22 °C. “No decorrer da tarde, as instabilidades ganham força, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade, que devem ocorrer de forma intermitente até o período da noite”, informaram os meteorologistas do CGE.

Na quarta-feira (29), o tempo continua instável, com chuvas intermitentes e alguns momentos de melhora ao longo do dia. As temperaturas variam entre 16 °C e 22 °C.

A partir de quinta-feira (30), a passagem da frente fria deve ser sucedida por uma massa de ar frio, que trará queda mais acentuada nas temperaturas em todo o Estado. Na capital, as mínimas devem cair para 13 °C e as máximas não devem ultrapassar 16 °C, caracterizando um cenário típico de condições pós-frontais.

Temperatura vai cair cada vez mais com o avanço da semana (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Leia mais:

Restante do país também terá chuvas

Segundo o Climatempo, a frente fria que chega ao país nesta segunda-feira (27) também provocará temporais em diversas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Não há previsão de queda brusca de temperatura no Centro-Sul, mas o risco de fortes pancadas de chuva permanece alto. A partir de terça-feira (28), o sistema deve avançar pelo litoral de São Paulo e, na quarta-feira (29), seguir para o litoral do Rio de Janeiro, alcançando o Espírito Santo entre quinta-feira (30) e sexta-feira (31).

As áreas mais afetadas no Sul são a Grande Curitiba, o Centro-Leste, Norte e Oeste do Paraná, além da serra e do litoral de Santa Catarina e do Vale do Itajaí. No extremo norte do Rio Grande do Sul ainda pode chover com moderada a forte intensidade, mas a maioria das regiões gaúchas já não deverá ser atingida pelas instabilidades.

No Estado de São Paulo, cidades próximas à divisa com o Paraná, como Presidente Prudente e Ourinhos, estão em alerta para temporais. A chuva deve começar cedo nessas localidades. Na Grande São Paulo e no litoral, também há risco de pancadas moderadas a fortes no decorrer do dia.

No Centro-Oeste, a frente fria aumenta a instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul e também deve provocar chuvas em partes de Mato Grosso e Goiás. No Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Grande Rio e em quase todas as regiões fluminenses, são esperadas pancadas de chuva moderadas e fortes.

Algumas capitais brasileiras terão geada tardia (Imagem: Divulgação/seagri-PR)

O Climatempo ainda destacou que outubro registrou temperaturas excepcionalmente baixas em algumas capitais brasileiras, com geadas tardias nos estados do Sul e na serra da Mantiqueira, no Sudeste.

A combinação do ar frio de origem polar com dias de nebulosidade e chuva manteve as temperaturas abaixo do normal, chegando também a partes do Mato Grosso do Sul, Goiás e sul da Bahia. No Norte e no Noroeste do Mato Grosso, o excesso de nebulosidade e chuva frequente também reduziu as temperaturas ao longo do mês.

O post Clima: semana tem frente fria e chuvas em várias regiões do Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Palpites para Atlético-MG x Independiente Del Valle: Análises e Onde Assistir (28/10/2025)

Atlético-MG x Independiente del Valle: onde assistir, horário e escalações do jogo da Sul-Americana

As mudanças climáticas estão alterando as migrações de baleias