Home Variedade Coca-Cola usa IA para produzir comercial de Natal mais uma vez; veja como ficou

Coca-Cola usa IA para produzir comercial de Natal mais uma vez; veja como ficou

by Fesouza
2 minutes read

A Coca-Cola voltou a apostar na inteligência artificial (IA) para criar seu tradicional comercial de Natal. Assim como na edição de 2024, o vídeo de 2025 foi produzido com imagens geradas por IA — desta vez, com menos falhas visuais, mas ainda não tão natural.

No novo comercial, batizado de “Holidays Are Coming” (“As festas estão chegando”, em tradução livre), os clássicos caminhões iluminados da Coca-Cola percorrem o mundo — não encantando pessoas, mas a fauna local. Surgem em cena cachorros, ursos polares, esquilos e bichos-preguiça.

A empresa, porém, enfrentou forte repercussão negativa no ano passado por conta do uso de IA em excesso. O comercial de 2024 ficou marcado por erros grotescos: rodas girando no sentido errado, mãos humanas com seis dedos e animais se movendo de forma antinatural.

O novo vídeo melhora nesse aspecto, mas ainda apresenta animações com movimentos estranhos e um estilo artístico inconsistente — ora realista, ora quase cartunesco. Na primeira vista, contudo, não é possível flagrar erros tão grotescos quanto os da edição de 2024.

Segundo o The Wall Street Journal, a Coca-Cola produziu o vídeo novamente em parceria com os estúdios Silverside e Secret Level — os mesmos que trabalharam na campanha anterior. Cerca de 100 pessoas colaboraram no projeto, mas a marca preferiu não divulgar os custos da produção.

A nova campanha reacende o debate sobre o uso de IA na publicidade e nas indústrias criativas. Embora a tecnologia reduza custos e acelere processos, o resultado final ainda parece AI Slop. Mesmo assim, para a Coca-Cola, a repercussão negativa pode não ser tão ruim assim. Ao jornal norte-americano, o Diretor de Marketing da empresa, Manolo Arroyo, afirmou que a produção de 2024 foi bem mais barata que as edições tradicionais.

Abaixo, confira a edição de 2024:

Quer ficar por dentro das últimas polêmicas envolvendo inteligência artificial e publicidade? Continue acompanhando o TecMundo para mais notícias sobre tecnologia, inovação e cultura digital.

You may also like

Leave a Comment