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Com 3 anos de atraso, Tesla finalmente entrega seus primeiros caminhões elétricos

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Cinco anos após a apresentação oficial do Tesla Semi, as primeiras unidades do caminhão elétrico foram entregues nesta quinta-feira (1º) em um evento especial na Gigafactory de Nevada, nos EUA. O veículo foi revelado como conceito em 2017 com a promessa de “revolucionar o transporte de cargas” e deveria ter entrado em produção em 2019.

Desde então, o cronograma inicial sofreu com vários atrasos por escassez de peças e especialmente por conta da pandemia. Logo após a revelação, a PepsiCo foi uma das primeiras empresas a reservar 100 unidades do Semi.

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A varejista Walmart e o FedEx, que atua no ramo de logística, também estão interessadas no veículo, que pode economizar “até US$ 70 mil em combustível por ano”, ressalta a Tesla.

Tesla Semi promete 800 km de autonomia

Segundo as informações da montadora, o caminhão é trimotor, ou seja, são três motores elétricos montados nos eixos traseiros. Essa configuração, por sinal, é a mesma usada no Model S e Model X Plaid.

Com autonomia estimada de 800 km no modelo de longo alcance, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 20 segundos.

Dan Priestley, gerente do “Tesla Semi Program“, explicou no evento que apenas um dos motores será acionado em velocidade de cruzeiro, otimizando a eficiência. Os outros dois são ​​para torque ao pisar no acelerador, “uma experiência de direção suave nunca vista em um caminhão”, ressaltou.

Interior do Tesla Semi. Imagem: Tesla/Divulgação

No palco, o CEO da Tesla, Elon Musk, falou sobre a necessidade de reduzir a fatia de 20% de emissões de carbono produzidas pelo nicho de transporte de mercadorias nos EUA e enumerou recursos que, segundo o executivo, farão do Semi o caminhão “mais eficiente, desejável e fácil de dirigir”. 

O Tesla Semi possui, por exemplo, controle de tração, frenagem regenerativa para melhorar a eficiência da bateria e embreagem automática, o que contribui para uma “condução perfeita” nas rodovias.

Musk também revelou que uma das unidades completou uma viagem de 804 km carregado com quase 37 toneladas de carga. O trajeto começou na fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia, até San Diego, no extremo sul do estado. A viagem foi realizada sem parar, com 4% de carga sobrando no fim da linha.

Imagem: Tesla/Divulgação

Outro tópico importante também foi abordado no evento: como funcionará a recarga dos caminhões. O executivo disse que a Tesla desenvolveu um novo conector extremamente rápido de 1 megawatt com refrigeração líquida.

“Ele também será usado para o Cybertruck”, disse Musk. Falando em, Cybertruck, que também sofre com atrasos consecutivos, a última promessa é que a produção da picape começará no segundo semestre de 2023.

Os preços devem partir de US$ 150 mil, segundo o The Verge, quase R$ 780 mil em conversão direta. Já o Electrek, espera algo em torno de US$ 200 mil. O valor final, bem como o peso do veículo, não foram divulgados pela Tesla.

Imagem principal: Tesla/Reprodução

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