O mercado de veículos elétricos (EVs) da África deve atingir US$ 4,2 bilhões até 2030, mais que o dobro do valor atual, segundo a Mordor Intelligence.
Em meio a essa expansão, a startup tunisiana Bako Motors se destaca ao desenvolver carros e vans de carga que combinam baterias de lítio e painéis solares no teto, oferecendo energia gratuita e aumentando a autonomia dos veículos.

Energia solar como diferencial competitivo
- Fundada em 2021, a Bako Motors começou com veículos de três rodas e hoje produz modelos de quatro rodas, como o B-Van, destinado a entregas urbanas, capaz de transportar 400 quilos e percorrer de 100 a 300 quilômetros com uma única carga.
- Seus painéis solares fornecem cerca de 50% da energia necessária, permitindo até 17 mil quilômetros por ano com eletricidade gratuita, segundo o CEO Boubaker Siala.
- O Bee, carro urbano de dois lugares, percorre 70 a 120 quilômetros e tem velocidade máxima de 45 km/h, custando a partir de US$ 6.200.
- Um terceiro modelo, o X-Van, com maior compartimento de carga, está em desenvolvimento. Mais de 40% das peças são produzidas localmente, ajudando a gerar empregos na Tunísia.

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Expansão e o futuro da mobilidade elétrica africana
A Bako Motors planeja inaugurar uma segunda fábrica em 2026, com capacidade para fabricar até 8 mil veículos por ano destinados à África, Oriente Médio e Europa. Especialistas destacam que a energia solar ajuda a reduzir a ansiedade de autonomia, um dos maiores obstáculos à adoção de VEs.
Segundo Siala, os próximos 5 a 10 anos marcarão o auge da transição para mobilidade elétrica no continente, e a empresa busca oferecer produtos acessíveis e adaptados à realidade africana, aproveitando a fabricação local para fortalecer a economia e criar empregos.

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