Com risco de cancelamento, iPhone Air não deve ser lançado em 2026

Após informações indicarem que a Apple reduziu a fabricação do iPhone Air, uma reportagem do The Information aponta que a empresa não lançará um novo modelo em 2026. Fontes ligadas à empresa teriam afirmado que o vindouro ultrafino foi retirado do calendário de lançamentos e pode nunca ser lançado.

Pelo menos três fontes internas revelaram ao veículo que o iPhone Air 2 não chegará às prateleiras no outono norte-americano de 2026, que corresponde entre setembro e dezembro. Essa, inclusive, deve ser a janela de anúncio e lançamento da linha regular do iPhone 18, que deve contar com até o iPhone dobrável.

Essa não é a primeira vez que informações de sites confiáveis apontam para o fim precoce da linha do iPhone Air. O analista da indústria Ming-Chi Kuo, que costuma acertar sobre a Apple, revelou que diversos fabricantes de componentes devem reduzir a capacidade de fabricação em 80% até o primeiro trimestre de 2026.

Segunda geração do iPhone Air seria ainda mais fina (Imagem: Apple)

Alguns componentes usados na manutenção e produção desses aparelhos devem ser descontinuados ainda neste ano. Grandes fabricantes, como a Foxconn e a Luxshare, teriam paralisado as linhas de produção para o produto ainda em outubro, indicando uma recepção extremamente fria por parte dos consumidores.

Samsung e Apple enfrentam um dilema

O site Nikkei Asia foi um dos primeiros a relatar sobre a paralisação na fabricação do iPhone Air, mas o ultrafino da Apple não parece o único com problemas. O Galaxy S25 Edge também estaria com fortes problemas de vendas, e a Samsung teria batido o martelo para não lançar o S26 Edge por conta da baixa demanda.

  • Não há detalhes concretos sobre os motivos a respeito da baixa adesão desses ultrafinos, mas o preço alto dos aparelhos pode ser um deles;
  • Apesar de terem uma espessura muita fina, os modelos contam com especificações técnicas inferiores;
  • O iPhone Air, por exemplo, tem somente uma câmera de 48 megapixels na traseira e sequer conta com ultrawide;
  • Já o Galaxy S25 Edge contorna esse problema, mas tem uma bateria de somente 3.900 mAh;
  • No lado da Apple, a falta de inovações em segmentos como inteligência artificial também pode ter desanimado os usuários;
  • Com esse histórico, a Apple teria ficado bem insatisfeita com os números a respeito do aparelho;
  • No caso da Samsung, a empresa precisou realizar uma correção de rota inesperada e colocar o Galaxy S26+ de volta nos planos.

Com tantas informações parecidas, parece que a Apple realmente vai segurar o lançamento do iPhone Air na próxima geração. Isso fará com que a empresa também precise rever seu planejamento e calendário, visto que uma das hipóteses recentes era de sequer lançar o iPhone 18 base.

Quer acompanhar tudo sobre os próximos lançamentos da Apple e do mercado de smartphones? Fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre o Galaxy S26 e outros dispositivos da marca.

Related posts

DC Crime: Série focada no amigo do Superman, Jimmy Olsen, é anunciada

WhatsApp vai permitir usar o mesmo nome de usuário do Instagram e Facebook

Hollyland lança webcam Lyra com IA e 4K para criadores de conteúdo