Cometa mais brilhante do ano, Nishimura pode ser visto já neste fim de semana

O surpreendente cometa Nishimura, descoberto em agosto, pode ficar visível a olho nu já neste fim de semana, sendo possivelmente o mais brilhante do ano.

O C/2023 P1 Nishimura foi descoberto em 11 de agosto;Recebeu o nome em homenagem ao seu descobridor: o astrônomo amador japonês Hideo Nishimura;Cometas descobertos tão próximos da Terra é algo raro

A história desse cometa já é curiosa desde sua descoberta. O Nishimura passou despercebido por grandes observatórios do mundo inteiro e foi se aproximando escondido pelo brilho do Sol. O astrônomo amador japonês que fez o registro do astro estava usando uma câmera fotográfica convencional.

De acordo com o astrônomo Marcelo Zurita em sua coluna no Olhar Digital, apesar de ter parecido inicialmente fraco nas lentes da câmera de Nishimura, “esse brilho é excepcionalmente alto para cometas recém descobertos, que nos grandes telescópios já são observados mesmo quando estão muito distantes e apresentando um brilho muito mais tênue que este”.

Rota do cometa Nishimura (Imagem: Skywalk)

Como observar o cometa Nishimura?

Já a partir desta sexta-feira (8), o cometa deve começar a se aproximar da Terra, chegando a magnitude 4,6, que pode permitir a visualização, embora sejam necessárias condições extremamente ideais.

Já a partir do dia 12 de setembro pode ser mais fácil ver o Nishimura, ele vai estar com magnitude 4,0 (quando menor mais fácil de ver) e poderá ser visto próximo ao amanhecer de forma discreta a olho nu.

Leia mais:

Conheça a galáxia Maisie, uma das mais distantes da TerraQuais são as 10 estrelas mais próximas da Terra?Por que as estrelas piscam?

Em 17 de setembro, o C/2023 P1 atingirá seu ponto mais próximo do Sol, chamado periélio. Estará realmente próximo da nossa estrela, a uma distância de cerca de 0,23 AU dela. Naquele momento, o cometa Nishimura pode ser tão brilhante quanto a magnitude 3,2, que é visível a olho nu. O cometa estará localizado a apenas cerca de 12° do Sol no céu, então não vai sobrar muito tempo para observá-lo, já que o brilho da estrela pode ofuscar o cometa.

Para encontrar o cometa na sua região e saber a posição exata dele, use os aplicativos de observação de estrelas, Star Walk 2 (baixe em App StoreGoogle Play) ou Sky Tonight (App StoreGoogle PlayAppGallery).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Cometa mais brilhante do ano, Nishimura pode ser visto já neste fim de semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Ministério Público prende quadrilha especializada em golpe do boleto falso

Novo golpe usa QR Code para enganar sistemas de segurança

Google leva Gemini para sua casa inteligente