Cometa Swan nas Imagens Astronômicas da Semana

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos duas imagens do cometa que, embora descoberto recentemente, já se tornou sensação entre os astrônomos. Confira:

No Chile

Cometa C/2025 R2 (SWAN) registrado a partir do observatório de El Sauce, no Chile. Créditos: JC.Canonne, G. Chassaigne, M. Selby, N. Outters, P.Bernhard, D.Chaplain, S.Vetter et L.Bourgon

A primeira imagem mostra uma fantástica foto do cometa C/2025 R2 (SWAN) registrada na última quarta (17), a partir do observatório de El Sauce, no Chile. Descoberto em 12 de setembro por Vladimir Bezugly em imagens do instrumento SWAN a bordo da sonda SOHO, o cometa surpreendeu os astrônomos com uma explosão de atividade logo após sua aproximação com o Sol. Além da belíssima coma esverdeada e da impressionante cauda iônica, é possível ver à esquerda o brilho da estrela Spica, a mais brilhante da Constelação de Virgem, por onde o cometa passou esta semana.

Original em: Ciel Austral

No Sertão Nordestino

Cometa C/2025 R2 (SWAN) fotografado no Sertão Nordestino, em Cajazeiras, na Paraíba. Créditos: Caio Correia

Já a segunda imagem, também do Cometa C/2025 R2 (SWAN), vem do Sertão Nordestino. Nesta foto feita no dia 15 a partir de Cajazeiras, na Paraíba, é possível ver o cometa no céu com uma bela paisagem bucólica em primeiro plano. Atualmente, o objeto está próximo à sétima magnitude, o que faz dele o cometa mais brilhante do momento. Seu brilho e sua proximidade de Spica (à esquerda) e Marte (acima), faz dele um alvo fácil para observadores com binóculos, pequenos telescópios ou simples câmeras fotográficas, nos inícios de noite nos céus do hemisfério sul. 

Original em: Instagram

O post Cometa Swan nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Controle sem fio Xbox: para jogar no console, PC ou smartphone

‘Para não ser só mais um no CLT’: invasor conta como atacou rival do iFood, Aiqfome

Stellantis, dona da Peugeot e Fiat, sofreu com vazamento de dados nos EUA