Como a astroquímica pode revelar a vida fora da Terra? Saiba tudo no Olhar Espacial

A busca por vida além da Terra sempre foi um dos maiores desafios da ciência, e uma área fundamental desta investigação é a astroquímica. Esse campo, que estuda a composição química do Universo e as interações das substâncias cósmicas, é essencial para entender como moléculas e compostos necessários à vida podem existir em outros planetas e corpos celestes.

A astroquímica investiga a abundância e a formação de elementos e moléculas no espaço, além das reações químicas que ocorrem entre elas. Ela também estuda como a radiação interage com essas substâncias e como essas interações afetam a composição dos corpos celestes, como estrelas, cometas e exoplanetas. 

Além da observação, a astroquímica também envolve experimentos laboratoriais que simulam condições do espaço para entender a formação e a sobrevivência de moléculas orgânicas em ambientes extraterrestres.

No Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (28), você vai entender como a astroquímica está ajudando a identificar compostos essenciais para a vida em outros mundos. Como a detecção de moléculas orgânicas em exoplanetas pode indicar condições favoráveis à vida? E quais os avanços na análise de meteoritos que nos revelam pistas sobre a química primordial do Sistema Solar e a origem da vida na Terra?

A astrônoma Diana Andrade é uma das convidadas do Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (28). Crédito: Arquivo Pessoal

A edição desta noite conta com a participação de Diana Andrade, astrônoma e doutora em Química, que traz sua experiência no estudo de moléculas pré-bióticas em ambientes espaciais. Professora e vice-diretora do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de divulgadora científica membro do grupo grupo Meteoríticas, ela compartilhará suas pesquisas sobre a formação de moléculas em ambientes extraterrestres e a análise de meteoritos, fundamentais para entender as origens da vida.

Leia mais:

Outra convidada especial é a jovem Íris Eduarda Forcel Roncada, de 14 anos, estudante do Ensino Médio Técnico em Química no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Matão e apaixonada por astronomia e ciência. Mesmo com tão pouca idade, ela já é uma astrônoma amadora de destaque, com várias descobertas no campo da Ciência Cidadã, incluindo a identificação de sete asteroides, uma supernova e três estrelas transitórias, além de ser embaixadora do IAAC – Concurso Internacional de Astronomia e Astrofísica.

OOlhar Espacial desta sexta-feira (28) também recebe a jovem entusiasta da astronomia e estudante premiada Íris Eduarda. Crédito: Arquivo Pessoal

Este é o terceiro e penúltimo programa de uma série dedicada à participação feminina na ciência, em referência ao projeto “Mulheres e Meninas na Astronomia”, da União Astronômica Internacional (IAU), que apoia eventos que reconhecem o papel das mulheres no avanço da ciência e incentiva todas, dentro e fora do espectro de gênero, a considerar carreiras voltadas ao espaço.

Esse projeto está ativo ao longo de todo ano, com foco especial entre duas Jornadas Internacionais adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU): o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em 11 de fevereiro (que completa 10 anos em 2025), e o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. 

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

O post Como a astroquímica pode revelar a vida fora da Terra? Saiba tudo no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

WhatsApp pode enfrentar regras mais rígidas na União Europeia por causa dos Canais

Palpites para Atlético-MG x Fortaleza: Análises e Onde Assistir (12/11/2025)

Jogos de hoje (12/11/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas