Como a IA está transformando a relação entre torcedores e clubes de futebol no Brasil

A inteligência artificial tem conquistado espaço nas mais diversas áreas. E não é diferente quando o assunto é futebol. A ferramenta já está ajudando a melhorar a experiência dos torcedores, bem como a interação do público com os clubes.

O uso da tecnologia permite, entre outras coisas, personalizar o contato com os sócios, além de reduzir filas e o tempo de espera para compra de ingressos. Confira a seguir alguns exemplos de como a IA está transformando o esporte preferido dos brasileiros.

Tecnologia promete aproximar ainda mais os torcedores dos clubes (Imagem: Shutterstock/Piotr Piatrouski)

IA facilita a vida dos torcedores

A Somos Young é uma empresa do setor educacional que expandiu suas operações para o futebol em 2022. Ela já atua junto a clubes brasileiros e internacionais, oferecendo soluções que combinam inteligência artificial, automação e análise de dados.

Aplicamos inteligência artificial, automação e dados para garantir respostas rápidas, atendimento personalizado e uma relação contínua entre clube e torcedor, não apenas nos dias de jogo, mas em todos os momentos. Além disso, os painéis de gestão e acompanhamento próximo da equipe de inteligência permitem uma visão analítica da relação entre sócio e clube, o que gera insights para o programa de sócio torcedor de forma estratégica. Esse tipo de conexão é essencial para fidelizar e engajar uma nova geração de fãs.

Sara Carsalade, cofundadora e responsável pelo segmento de esportes da Somos Young

Ferramenta ajuda a criar um contato personalizado com os fãs (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Para os clubes, esse processo representa ganhos em receita e previsibilidade financeira. Por outro lado, garante a construção de um relacionamento mais próximo com os torcedores, especialmente os mais jovens, garantindo que a paixão pelo esporte siga viva nas próximas gerações.

Um dos clubes que utilizam os serviços da Somos Young é o Santos. No ano passado, apesar de disputar a Série B do campeonato brasileiro, o Peixe registrou um faturamento de R$ 20,9 milhões, 42% a mais em relação a 2023. Um dos principais destaques foi o uso da automação para garantir novas associações: 89% delas foram realizadas sem nenhuma participação humana.

Leia mais

Tecnologia deve ganhar ainda mais espaço no esporte (Imagem: divulgação/CBF)

Assistente virtual MarIA

  • Outro exemplo do uso da IA no futebol é o Sport.
  • O clube pernambucano apresentou a assistente virtual MarIA.
  • Disponível no WhatsApp, a ferramenta oferece informações e serviços como atualização cadastral, cadastro de biometria facial e consulta de planos.
  • A ideia é que a tecnologia seja utilizada para pagamentos e até compra de ingressos no futuro.

O post Como a IA está transformando a relação entre torcedores e clubes de futebol no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Logitech prepara teclado a energia solar com bateria para durar 10 anos

Fone de ouvido, iPhone, smartwatch e mais: confira ofertas para o fim de semana

Steam tem jogos para PC com até 90% de desconto