Como Alien: Earth se encaixa na linha do tempo da franquia?

Iniciada em 1979 nos cinemas, a série Alien fez história por misturar ficção científica e terror, bem como por ser bem-sucedida nas transformações mais voltadas à ação que sofreu com o passar dos anos. Nas últimas quatro décadas, a franquia também soube se manter interessante por fazer saltos cronológicos que, aos poucos, preencheram detalhes de uma narrativa geral mais ampla.

Essa decisão trouxe como consequência indesejada o fato de que a cronologia da série pode ficar um pouco confuso para quem a está conhecendo somente agora. Felizmente, não é preciso quebrar muito a cabeça para entender o ponto em que a nova produção Alien: Earth se encaixa nela.

Em que ponto Alien: Earth se encaixa na cronologia da série?

Embora a franquia já tenha quase 10 filmes e vários curtas-metragens, Alien: Earth se encaixa em um ponto relativamente próximo do início de sua linha do tempo. Sua trama inclusive começa dois anos antes do primeiro longa-metragem, que apresentou ao mundo o conflito entre Ripley e os xenomorfos. Confira a cronologia oficial:

  • Prometheus – Ano 2093;
  • Alien: Convenant – Ano 2104;
  • Alien: Earth – Ano 2120;
  • Alien – Ano 2122;
  • Alien: Romulus – Ano 2142;
  • Aliens – Ano 2179;
  • Alien 3 – Ano 2180;
  • Alien Resurrection – Ano 2379.

A trama começa em um momento no qual a expedição à Lua LV-223 já foi finalizada, liberando por acidente uma arma biológica capaz de destruir completamente o universo. Nos primeiros capítulos de Alien: Earth, vemos como um desastre se aproxima da Terra a bordo de uma espaçonave que carrega em seu interior algumas das criaturas mais perigosas de toda a existência.

Alien: Earth pode se misturar com outras histórias

Dada a grande proximidade entre os eventos de Alien: Earth e o filme original, alguns de seus eventos podem acabar se misturando em temporadas futuras. No entanto, esse não deve ser necessariamente um problema, dado que a aventura de Ripley acontece em um lugar bem distante daqueles que são palco para a série.

Além de explorar mais o confronto com os xenomorfos, a nova produção da FX Networks tem a oportunidade de expandir alguns detalhes do universo mais amplo da franquia. Entre eles está o fato de que, no momento em que ela acontece, os androides ainda competem com os sintéticos pela preferência das grandes corporações.

Em Alien: Earth, a famosa empresa Weyland-Yutani também não chegou ao auge de seu poder, e ainda compete com nomes como Prodigy, Threshold, Dynamic e Lynch. A Prodigy ganha um destaque especial nos eventos da série, dado que foi em seu território que caiu a espaçonave que traz em seu interior uma grande ameaça à sobrevivência da Terra.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

Homem desenvolve doença rara após seguir conselhos sobre dieta do ChatGPT

Prime Gaming recebe novos jogos grátis nesta quinta (14)! Confira a lista e saiba como resgatar

Mês da Cerveja na Stanley tem copos térmicos e kits em promoção