Um Boeing C-32B da Força Aérea dos Estados Unidos pousou em Porto Alegre (RS) na terça-feira (19). Horas depois, seguiu para São Paulo. A aeronave, usada em missões especiais, já foi associada a operações da CIA.
A Polícia Federal (PF) informou à CNN Brasil que o avião conduzia diplomatas ao Consulado dos Estados Unidos na capital gaúcha. Segundo o Ministério da Defesa, não havia nada de errado com o avião, que tinha plano de voo.
Por dentro do Boeing C-32B usado pela Força Aérea dos EUA
O modelo (matrícula 00-9001) é uma versão militar do Boeing 757-200, usado para transportar autoridades como o presidente, o vice-presidente e líderes militares dos Estados Unidos.

Operado pelo 1º Esquadrão de Transporte Aéreo da 89ª Ala, com base em Maryland, o avião militar dos EUA que pousou no Brasil tem capacidade para 45 passageiros e autonomia de 5,5 mil milhas náuticas (aproximadamente 10,2 mil km) sem reabastecimento.
O interior é dividido em quatro áreas:
- Frente: centro de comunicações, cozinha, banheiro e dez assentos executivos;
- Cabine principal: lavabo privativo, entretenimento, dois assentos de primeira classe e sofá-cama;
- Área de conferência: oito assentos executivos para reuniões;
- Traseira: 32 assentos, cozinha, dois banheiros e armários.
A rota do avião militar dos EUA
Dados do FlightRadar mostram que o avião partiu de San Juan (Porto Rico) e pousou em Porto Alegre às 17h13 de terça-feira (19). Pouco depois, às 19h52, decolou em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Na véspera, o C-32B havia saído de Wrightstown, em Nova Jersey, passou por Tampa, na Flórida, e depois seguiu para Porto Rico, antes de cruzar até o Brasil.
Leia mais:
- F-47: o que sabemos sobre o caça mais avançado do mundo
- Airbus: como será o caça do futuro
- Por dentro do F-16, o caça mais popular do mundo
As primeiras pistas do caça secreto que pode mudar a aviação dos EUA
Falando em aviões secretos dos EUA, a Northrop Grumman revelou recentemente uma imagem conceitual do F/A-XX, caça de sexta geração da Marinha norte-americana. O modelo é considerado altamente estratégico e vinha sendo desenvolvido sob sigilo.

A divulgação dá algumas pistas sobre o projeto que pretende substituir os aviões caça F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler ao longo da próxima década.
A renderização, publicada discretamente no site da empresa, exibe a parte frontal do avião em solo. Não há detalhes das asas nem da parte traseira, mas dá para notar linhas de design semelhantes ao YF-23, outro caça furtivo da fabricante.
Saiba mais (e veja a imagem) nesta matéria do Olhar Digital.
O post Como é o ‘avião secreto’ dos EUA que pousou no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.