Como funciona a instalação de apps por APK?

A instalação de aplicativos em um dispositivo com Android é um processo simples. Normalmente, basta entrar na loja digital Google Play Store, buscar o nome do jogo ou ferramenta e fazer o download.

Porém, há outra forma de fazer a instalação desses apps e games no sistema operacional móvel: a partir dos APKs, que também garantem acesso direto a programas para tablets, celulares, televisores e outros dispositivos.

Esse tipo de método tem várias utilidades, mas também levanta preocupações sobre segurança. A seguir, conheça o que é um APK, quais são as formas de uso dele no Android e também os riscos e cuidados necessários ao lidar com esses arquivos.

O que é um arquivo APK e para que serve?

Os APKs são arquivos que têm toda a informação necessária para a instalação de um aplicativo em um aparelho. A partir do download e da execução dele, você consegue instalar ferramentas de uma forma alternativa à Google Play Store.

A extensão é uma sigla para Android Package Kit e ele indica exatamente o que é esse tipo de arquivo: uma espécie de kit pronto para que você consiga instalar ferramentas no sistema operacional.

Pense nele como um conjunto de códigos, recursos e parâmetros compactados, assim como os arquivos RAR para computadores, porém com a capacidade de ser instalável — igual os EXE no Windows.

Como o Android é um sistema mais aberto e personalizável do que o iOS, por exemplo, a Google permite que você instale aplicativos no sistema por fora da loja oficial. Isso é possível tanto a partir de apps de lojas de terceiros quanto por meio dos próprios APKs.

Diferença entre APK e apps da Play Store

Os APKs são os aplicativos “brutos”, ou seja, trata-se do arquivo completo que é instalado no seu aparelho. O processo de instalação desses apps à loja oficial é chamado de sideloading.

A Play Store é a forma mais usada para se obter apps no Android. (Imagem: Google/Reprodução)

Após serem executados no aparelho e caso sejam totalmente seguros, eles oferecem um funcionamento igual ao de aplicativos baixados pela Play Store. Isso significa que é possível abrir e usar essas ferramentas a qualquer momento.

A própria Play Store é uma loja de APKs, porém organizados em uma interface de loja e distribuídos. Por isso, há diferenças importantes em como esses serviços são disponibilizados.

Para começar, os arquivos em APK não passam pelo robusto processo de aprovação e segurança da loja da Google, o que significa que há mais riscos de que esse arquivo traga riscos para o usuário.

Além disso, os APKs são aplicativos “congelados” no tempo e na versão em que ele foi  baixado. Ou seja, eles não são atualizados manualmente e você precisa manualmente fazer o download de eventuais atualizações.

A instalação deles também tende a envolver mais etapas, incluindo mexer nas configurações do aparelho para liberar o sistema a aceitar esse carregamento paralelo de aplicativos.

Como funciona a instalação de apps por APK no Android

A instalação de aplicativos por APK no Android é um processo ao mesmo tempo simples e complicado.

Isso porque ele é feito a partir de um processo similar à instalação de softwares para PC, com você baixando e executando um arquivo, mas tendo que mexer em configurações para permitir a leitura deles pelo sistema.

Como instalar apps por APK? (passo a passo)

O primeiro passo para fazer a instalação de APKs no Android é baixar o arquivo com essa extensão. Isso pode ser feito tanto pelos sites dos desenvolvedores responsáveis pelo jogo ou ferramenta ou a partir de repositórios confiáveis.

Um repositório de APKs para Android. (Imagem: Reprodução/APK Mirror)

Neste segundo caso, os sites APK Mirror e APK Pure são os mais recomendáveis. Lá, você encontra acervos completos de diferentes versões e programas. 

O ideal é que você acesse essas páginas e faça o download já no tablet ou celular, para que o APK já esteja dentro do aparelho.

No dispositivo, vá em Configurações e acesse a seção “Apps” ou “Aplicativos”. Lá, toque no ícone em forma de três pontos na vertical e depois vá em “Acesso especial”.

Permitindo a instalação de apps no sistema fora da Play Store. (Imagem: Nilton Kleina/TecMundo)

Desça a tela até encontrar a opção “Instalar apps desconhecidos“. Em seguida, selecione o seu navegador de preferência (como o Google Chrome) e também a pasta Meus Arquivos, que é para onde os arquivos costumam ser enviados após o download.

Agora, encontre o arquivo APK no seu aparelho a partir da pasta Downloads ou no próprio navegador e toque nele para abrir. Confirme que você deseja fazer a instalação e aguarde o processo terminar para que você consiga usar o aplicativo.

Usar APKs é seguro?

Na maioria dos casos, é relativamente seguro baixar e instalar arquivos no formato APK em um aparelho com Android. Se ele veio de fontes seguras de download desse tipo de arquivo, como um repositório de confiança ou o próprio site do desenvolvedor, o processo corre normalmente.

Porém, há uma série de perigos envolvendo a instalação de uma ferramenta por fora dos mecanismos de segurança oferecidos pela Play Store e o usuário deve estar ciente dessas possibilidades ao realizar o procedimento.

Riscos da instalação de apps por APK

O principal efeito negativo da instalação de apps de fontes inseguras ou usuários mal intencionados está no download de malwares que podem comprometer o seu dispositivo.

Ao fazer isso, você corre o risco de permitir a entrada de programas espiões e de roubo de dados por meio de phishing, que podem ocasionar outros danos futuros, como fraudes financeiras e de identidade.

APKs podem ser porta de entrada para vírus. (Imagem: SideLarbi Hadj Amar/GettyImages)

Além disso, esses apps nocivos resultam em violação de privacidade com o acesso a arquivos privados, como fotos, mensagens e documentos. Na pior das hipóteses, você sofre até mesmo a perda do controle do aparelho, que passa a ser acessado remotamente por pessoas mal intencionadas.

Outra consequência negativa envolve possíveis problemas por usar um aplicativo de forma ilegal ou pirata, como o banimento de contas, por exemplo, ou uma falta de otimização que pode prejudicar o uso do aparelho.

Como se proteger ao instalar APKs no celular

Para evitar dores de cabeça e não acabar com um malware no seu aparelho, é recomendável seguir algumas dicas básicas de cibersegurança caso você ainda queira instalar APKs:

  • Confie apenas em fontes originais dos APKs, repositórios já famosos (como o APKMirror) ou lojas de apps com boa reputação;
  • Ative todas as proteções possíveis de segurança no Android e, se possível tenha um antivírus ou outra solução de proteção digial;
  • Gerencie as permissões de cada app para impedir que ferramentas tenham acesso sem necessidade a recursos como arquivos, câmera e outros recursos do aparelho;
  • Prefira a Google Play Store ou outras lojas oficiais antes de recorrer ao uso de APKs;

Quando vale a pena instalar apps por APK?

Apesar dos riscos e de existir uma estrutura já completa e mais segura para instalação na forma da Play Store, há cenários em que a utilização de APKs é viável e até recomendada.

No caso mais comum, vale a pena fazer o download do APK se você deseja muito aquele jogo ou app e ele não está disponível no seu país ou na loja oficial. Esse foi o caso de Fortnite durante vários anos, após uma briga judicial entre a Epic Games e a Google que tirou o título da Play Store.

Games exclusivos do Japão, como certos títulos baseados em animes, também podem ser jogados dessa forma. Esse método funciona ainda com apps que já foram removidos da Play Store por algum motivo, como questões de licenciamento ou pela simples vontade do desenvolvedor, também podem sobreviver via APK.

Outra situação envolve questões de compatibilidade ou gosto: caso você tenha problemas com uma atualização moderna de um aplicativo e deseja retornar para uma build mais antiga, o APK pode ser uma solução ao menos temporária de voltar à versão favorita.

Esse tipo de arquivo também pode ser usado para acesso antecipado ou versões de aplicativos ainda não lançados pelos desenvolvedores, como Betas ou apps que ainda serão enviados para a Play Store.

Os APKs também podem conter aplicativos modificados por outras pessoas da comunidade, às vezes sem a devida autorização, ou até variantes piratas de ferramentas legítimas. Nestes casos, porém, o risco de uso é alto e não recomendado.

Sabia que a Google quase proibiu a instalação de APKs no Android, mas voltou atrás após críticas? Leia mais sobre esse caso nesta matéria!

Related posts

Palpites para Santos x Corinthians: Análises e Onde Assistir (22/01/2026)

Preços do Galaxy Book 6 Pro e Book 6 Ultra são confirmados e passam dos R$ 18 mil

PS Vita: o que é, jogos populares e onde encontrar títulos