Home Variedade Como funcionam as motofaixas? 5 pontos para entender a sinalização

Como funcionam as motofaixas? 5 pontos para entender a sinalização

by Fesouza
4 minutes read

A cidade de São Paulo começou a adicionar motofaixas em 2022, quando foram implantados 5,5 km na Avenida 23 de Maio de forma experimental. Hoje, o chamado Projeto Faixa Azul já se estende por 232,7 km na metrópole.

A sinalização se espalhou por outras cidades que implantaram seus próprios projetos e regras – algumas também utilizando a cor azul para as faixas – como forma de tentar reduzir os acidentes de trânsito relacionados às motocicletas.

5 pontos para você entender a motofaixa no Brasil

O que é e como funciona?

As motofaixas servem como uma sinalização de segurança para as motocicletas e reserva um espaço para que elas trafeguem. Localizada entre as faixas veiculares 1 e 2, essas sinalizações têm como objetivo organizar o espaço compartilhado entre diferentes veículos e reduzir os acidentes envolvendo as motocicletas.

Quem pode circular pela motofaixa?

Na cidade de São Paulo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as faixas azuis não são exclusivas para motocicletas, mas a preferência é delas.

Como funcionam as motofaixas? 5 pontos para entender a sinalização
Imagem: WorldStockStudio/Shutterstock

Tem dias e horários de funcionamento para a motofaixa?

Não há restrições de dias ou horários para o uso das motofaixas.

Quais as regras?

As regras para transitar nas motofaixas podem variar de acordo com o município. Em São Paulo, do mesmo modo que as faixas azuis não são exclusivas das motos, também não é obrigatório o uso delas pelas motos.

Mas há um limite de velocidade das vias que precisam ser respeitados. Nas ocasiões em que o trânsito estiver parado, o CET sugere uma velocidade máxima de 30 km/h para as motos. Os motoristas, por sua vez, poderão continuar realizando as mudanças de faixa normalmente, sem multa.

Em Salvador, os carros não sofrem penalidades se trafegarem de forma permanente pela motofaixa, mas a prática é desaconselhada.

Leia também:

Quais cidades do Brasil que já contam com motofaixas?

A implantação da sinalização começou em São Paulo e, desde então, se espalhou por outras cidades do Brasil. Ainda no estado paulista, o município de Santo André recebeu permissão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para colocar as Faixas Azuis em 2024. Desde então, a cidade já ampliou o uso das faixas.

O Rio de Janeiro recebeu sua primeira motofaixa em agosto de 2024 na pista sentido Lagoa da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell. Na capital baiana, a primeira dessas sinalizações entrou em operação em março deste ano.

O post Como funcionam as motofaixas? 5 pontos para entender a sinalização apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment