O podcast é um formato de conteúdo que vem se popularizando a cada dia. Se antes ele era restrito a estúdios e outros locais com uma grande infraestrutura para captação de áudio, hoje em dia é possível usar apps e acessórios comuns para produzi-los na sua casa, e até mesmo usando apenas o seu celular.
Isso mesmo, com um microfone, um aplicativo e criatividade, você pode produzir este tipo de conteúdo em qualquer lugar, e compartilhar com seus seguidores nas principais plataformas de podcast do momento. E o melhor, monetizar os seus programas, e atrair novos inscritos.
E hoje o TecMundo te dá uma ajuda e ensina como gravar podcasts de qualidade usando apenas o celular. Confira!
Quais dispositivos são necessários para gravar o podcast?
Embora seja possível encontrar diversos fones sem fios, ou headset, que possuem microfones embutidos, o ideal é que você use um externo para a gravação do seu podcast. O motivo é que por mais que esses acessórios tenham uma tecnologia avançada, incluindo a redução de ruídos e ampliação da sua voz, ainda sim eles não possuem um som tão limpo como o padrão para este tipo de conteúdo.
Sendo assim, procure modelos direcionais padrões, os mesmos utilizados para música, apresentações e reportagens, que podem ser encontrados em qualquer loja especializada ou e-commerce. Você também pode usar os chamados “de mesa” que, como o nome sugere, contam com uma base para serem posicionados em cima de uma estrutura e ficarem mais próximos da sua boca para uma captação melhor.
Mas, caso você queira optar por um modelo mais profissional e com uma qualidade superior para a gravação de um podcast, é possível escolher modelos de marcas como Shure, HyperX e JBL. Entretanto, é importante ressaltar que a maioria deles possuem o padrão de conexão USB ou PS2. Sendo assim, será necessário usar um adaptador para a entrada do seu celular, principalmente em modelos mais recente de iPhones e Android.
Quais apps são necessários para gravar o podcast?
Para gravar o podcast em seu celular, você pode utilizar o app Dolby On. Com ele, é possível usar uma série de efeitos para gravar o áudio, sem a necessidade de ter que aplicá-los na edição, poupando o trabalho posterior.
Entretanto, você também pode usar os recursos de gravação de voz nativos do seu aparelho. O iOS possui o aplicativo “Gravador”, que vem instalado em qualquer versão do sistema. Já no Android, o app pode variar de acordo com a marca do aparelho, como por exemplo sendo o Samsung Voice Recorder em celulares da marca. De qualquer forma, você pode optar por baixar gratuitamente o “Gravador” do Google na Play Store.
Como gravar e editar o podcast?
Com o microfone e o app prontos, é hora de começar a gravar o seu podcast no celular. Entretanto, antes de começar fique atento a algumas dicas:
- Verifique se o seu celular tem bateria suficiente para a gravação do conteúdo;
- Confira se o espaço está preparado para a gravação, como por exemplo janelas e portas fechadas para que não vaze o som, ou que seja interrompido;
- Caso o seu conteúdo seja roteirizado, procure revisar o texto para não ter que interromper a gravação e perder a concentração.
Depois de gravar o podcast, caso você não esteja satisfeito com o áudio, é possível editá-lo no Adobe Podcast. Ele é um app gratuito que utiliza IA para refinar o som de arquivos, deixando-os mais limpos e claros, de acordo com o seu gosto. Para usar a ferramenta, é preciso acessar o site oficial, enviar o áudio no formato padrão, e fazer as alterações por lá mesmo.
Já para fazer a edição de cortes e outras ações, você pode usar o aplicativo Podcast Studio, ou até mesmo outros mais populares como CapCut e o próprio Dolby On.
Como compartilhar o podcast?
Por fim, depois de ter o podcast gravado e editado, é possível compartilhar o seu podcast nas principais plataformas de áudio da atualidade. São elas:
- Spotify;
- Amazon Music;
- Apple Podcasts;
- YouTube Music;
- Deezer.
Gostou do conteúdo? Republique em suas redes sociais e deixe seus seguidores por dentro desse tutorial. Aproveite para ler também sobre como desconectar da sua conta Microsoft de outros dispositivos?. Até a próxima!