Recentemente, a criadora de conteúdo Malu Simões fez uma publicação em seu perfil no TikTok explicando que precisou fazer uma viagem para os Estados Unidos a trabalho. No processo de escolha de um lugar para ficar, ela levou em consideração as imagens presentes na plataforma e avaliações de pessoas que teoricamente haviam se hospedado no host. Entretanto, ao chegar no ambiente, tudo era completamente diferente e cheio de coisas que a deixaram com muito medo.
Ao rever as avaliações do local no Airbnb, Malu percebeu que se tratavam de comentários feitos por perfis falsos. Isso traz à tona que as pessoas precisam tomar cada vez mais cuidado com as avaliações falsas na hora de alugar algum lugar ou até mesmo comprar produtos em sites como o Airbnb, Shopee e Amazon.
As avaliações falsas costumam ser utilizadas como um mecanismo para inflar, de forma artificial, a reputação de empresas e até mesmo prejudicar a concorrência ou trazer malefícios para a pessoa que está adquirindo um determinado produto ou serviço.
Algumas empresas de renome utilizam mecanismos para impedir que essas avaliações sejam publicadas. A Amazon, por exemplo, faz o uso de inteligência artificial para analisar indicadores e ver possíveis indícios de que a avaliação é falsa. Se constatado, a mensagem é bloqueada ou removida.
Leia mais:
- Mais Correios: como comprar pelo novo e-commerce
- Como encontrar e comprar produtos no TikTok Shop
- TikTok Shop é realmente confiável? Saiba tudo sobre o e-commerce da rede social
5 dicas para saber que uma determinada avaliação é falsa
Não basta apenas confiar em mecanismos de sites de compras e oferta de serviços para identificar avaliações falsas. Também é essencial saber como verificar uma avaliação e saber se ela é ou não confiável. Pensando nisso, o Olhar Digital separou cinco dicas para ajudá-lo nessa missão. Confira a seguir!
1. Veja se há uma quantidade muito grande de avaliações positivas ou negativas

Suspeite de situações em que há picos repentinos de avaliações, sejam elas positivas em sequência ou negativas também de forma repetida. Isso pode ser um indício de tentativas de manipular os comentários e a verdadeira experiência do local.
2. Confira os perfis
No vídeo da Malu, ela afirma que após voltar às avaliações e observar com maior senso crítico, notou que as recomendações tinham fotos de inteligência artificial e diversos comentários em looping com os mesmos perfis. Por isso, é fundamental analisar com bastante cuidado os perfis e ver se eles são verdadeiros ou fakes.
Confira tudo: a foto, quantas avaliações determinado perfil já fez (existe uma grande chance de perfis que avaliaram apenas um produto ou serviço e que não possuem histórico em outras páginas serem falsos) e também veja as postagens. Na Amazon, por exemplo, é necessário ver a atividade do avaliador, ajudando a encontrar contas falsas.
No caso das fotos de perfil, vale observar se elas são bonitas em excesso, parecendo que foram tiradas por um fotógrafo profissional, se tem um fundo minimalista e até mesmo se foram utilizados recursos de Photoshop, pois nesses casos há um grande risco do perfil ser falso.

Vai utilizar o Airbnb, um ponto muito importante é ver se o dono da casa é uma pessoa verdadeira. Para isso, pesquise o nome e veja se o encontra. Confira se a foto é a mesma e ainda tente fazer outras pesquisas relacionadas à pessoa, como nos perfis em redes sociais etc.
3. Exagero nas avaliações

Desconfie de comentários que sejam extremistas, como “o melhor produto que já comprei em toda a minha vida” ou “o pior lugar que já me hospedei”. Esse tipo de conteúdo parece artificial e manipulado, principalmente se não tiver vídeos e fotos nele.
Esse tipo de avaliação precisa estar embasado com argumentos, ser algo mais detalhado e que mostre a naturalidade da experiência da pessoa.
4. Menção de produtos de concorrentes

É um tanto estranho que as pessoas que estão avaliando um determinado item ou serviço mencionem o produto do concorrente de alguma maneira. Ao se deparar com esse tipo de ação, suspeite, pois pode ser uma forma de chamar a atenção do público de uma determinada empresa para a concorrente.
5. Repetições nos textos

Comentários falsos costumam trazer frases prontas ou algumas palavras importantes repetidas vezes. Essa é uma maneira de aprimorar a visibilidade de um determinado produto ou serviço nos mecanismos de busca.
Ao se deparar com esse tipo de avaliação, desconfie, pois pessoas que dão depoimentos verdadeiros geralmente escrevem de forma espontânea, mostrando a própria opinião e experiência com o item.
O post Como identificar avaliações falsas na Shopee, Amazon e Airbnb apareceu primeiro em Olhar Digital.