Como o Papai Noel viaja o mundo em uma noite? Físico explica

Todo mundo conhece a história: o Papai Noel percorre o mundo na noite de Natal entregando presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano. Mas como é possível ele estar em tantos lugares ao mesmo tempo?

Um físico alemão chamado Metin Tolan deu a resposta: o segredo está na física quântica. No final das contas, não tem motivo para duvidar da existência do bom velhinho.

Físico fez as contas: Papai Noel precisa viajar muito, mas consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo (Imagem: vectorfusionart/Shutterstock)

Papai Noel pode, sim, viajar o mundo em uma noite

Primeiro de tudo, você deve considerar que o Papai Noel é real. O argumento de Metin Tolan é que todo mundo acredita na existência dele – “e o mundo inteiro simplesmente não pode estar errado”.

Em seguida, o físico partiu do pressuposto que o velhinho só entrega presentes para crianças cristãs de até 10 anos que se comportaram bem durante o ano – o que já reduz bastante o número de encomendas. Ele estimou que, se o Papai Noel 2.708 visitas por segundo em 24 horas, conseguiria atender 234 milhões de casas.

Já se ele voasse contra a rotação da Terra, conseguiria aumentar o tempo para 32 horas, e diminuiria para “apenas” 2 mil visitas por segundos.

Só tem um problema: ele teria que percorrer uma distância total de cerca de 82 milhões de quilômetros a bordo de um trenó de mais de 2 mil toneladas com presentes – considerando que cada criança recebe um presente de cerca de 1 quilo. O resultado disso seria catastrófico e ele provavelmente morreria queimado com a velocidade.

A lenda do Papai Noel também inclui as renas que puxam o trenó. No caso dos números estimados por Tolan, para acelerar o trenó na velocidade necessária para entregar todos os presentes a tempo, o veículo natalino precisaria de mais energia do que se consome em um ano inteiro na Alemanha. Nesse caso, as renas ajudantes também se incinerariam no percurso.

Quem vai duvidar do Papai Noel? (Imagem: Shutterstock AI)

Física quântica torna a viagem do Papai Noel possível

Ou seja, em condições ‘normais’, a viagem do Papai Noel seria impossível. É aí que a teoria quântica entre em jogo:

  • A teoria afirma que a matéria também possui propriedades ondulatórias;
  • Segundo Tolan, o Papai Noel precisaria ser “substituído por uma onda de matéria que existe em todo o espaço e descreve todos os estados que ele pode ocupar ao mesmo tempo”;
  • Nesse caso, em vez de um único Papai Noel, seria necessário uma onda de Papais Noéis, composta por sobreposições de todos os seus estados.

Leia mais:

Moral da história

A conclusão é simples: graças à física quântica, o Papai Noel conseguiria viajar através do tempo e entregar todos os presentes em todas as casas no dia do Natal.

Ao mesmo tempo, como ele está no nível quântico, é impossível de enxergá-lo. Um avistamento seria um verdadeiro colapso da teoria – então ele aposta que, não, você nunca viu o bom velhinho real.

Tolan ainda defende que o Papai Noel não aparece apenas uma vez por ano, na noite de Natal. “Ele está a caminho há uma eternidade de 20 octilhões de anos”, um número com simplesmente 48 zeros seguidos.

O post Como o Papai Noel viaja o mundo em uma noite? Físico explica apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

TV Box HTV fica fora do ar e usuários suspeitam de bloqueio pela Claro

Onde assistir aos filmes e séries do Globo de Ouro 2026?

Agência seleciona brasileiros para ir ao espaço; confira como participar