A Amazônia é um dos ecossistemas mais complexos do planeta. Isso se deve à sua biodiversidade, interação entre ambientes aquáticos e terrestres, além de várias espécies de animais e diversos habitats interconectados.
Vale destacar ainda que a floresta amazônica está em nove países na América do Sul (Brasil, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Colômbia, Peru, Venezuela, Suriname e Bolívia), ocupando 40% do território do continente. Com isso, uma coisa desperta a curiosidade de estudiosos e curiosos: qual é a sua origem?
De acordo com um artigo publicado na respeitada revista Science, a explicação pode estar em um asteroide que caiu na Terra no final do período Cretáceo. Continue a leitura e confira mais informações a seguir!
Leia mais:
- Amazônia evapora 20 bilhões de toneladas de água por dia
- ‘Cidade Perdida’ da Amazônia teve fim trágico, mas não por vulcão
- Entrevista: extinção da Amazônia pode começar ainda neste século
Revista “Science” aponta dois fatores como fundamentais para o surgimento da floresta
Conforme o artigo da revista Science, por meio da análise de 50 mil amostras de pólen fossilizado e 6 mil folhas de árvores da Amazônia, cientistas de universidades e institutos dos Estados Unidos, Europa e China acreditam que o impacto do asteroide responsável pela extinção dos dinossauros afetou as plantas do tipo gimnospermas que dominavam a região.
Por outro lado, as plantas do tipo angiospermas, que possuem frutos e flores, tiveram uma melhor adaptação ao novo ambiente, passando a dominar a região. Outro ponto importante é que a Amazônia passou por mudanças geológicas nas quais as montanhas subiram, rios mudaram de curso e as costas se deslocaram, o que possibilitou o surgimento de novas espécies.
O segundo motivo tem ligação com o Mar do Caribe. Segundo o artigo da revista Science, há menos de 10 milhões de anos o Mar do Caribe banhava parte do continente sul-americano. Isso fez com que a diversidade da região aumentasse, pois os organismos precisavam passar por uma adaptação em diferentes biomas que tinham uma variação entre água doce e salgada, ambiente terrestre e aquático.
O oceano também foi importante para a criação de um imenso pântano estuarino pontilhado de ilhas no período Mioceno, que aconteceu entre 23 a 5 milhões de anos atrás.
Na publicação, o paleontólogo do Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical na Cidade do Panamá, Carlos Jaramillo, também afirmou que: “o Caribe invadiu a costa norte do continente e derramou-se na Amazônia ocidental”.
Pesquisa publicada no Journal of South American Earth Sciences
Uma pesquisa feita por uma equipe brasileira sob o comando do geólogo Roberto Ventura Santos, da Universidade de Brasília (UnB), afirma que o mar realmente teve uma grande relevância na formação do bioma da Amazônia.
Além disso, as investigações feitas pelos estudiosos indicam que os organismos vindos da água do mar podem ter origem também no sul, em vez de ser somente do norte. A pesquisa foi replicada no site da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
De acordo com a Fapesp, atualmente a Amazônia possui 40 mil espécies de plantas, 425 de mamíferos e 2,5 mil de peixes. Porém, o território ainda tem muito espaço para ser explorado, e novas descobertas podem acontecer ao longo dos anos.
O post Como surgiu a Amazônia? Sua origem pode ter ligação com a extinção dos dinossauros apareceu primeiro em Olhar Digital.