Home Variedade Como Zelândia, o continente perdido, foi descoberto?

Como Zelândia, o continente perdido, foi descoberto?

by Fesouza
4 minutes read

Quando pensamos na descoberta de continentes, remetemos há séculos atrás, durante a era das grandes navegações, quando ao América foi encontrada pelos europeus. Ou até mesmo milênios antes, quando os primeiros humanos deixaram a África. Mas saiba que há menos de 10 anos descobrimos um continente novo, mas ele não estava tão visível assim.

A Zelândia foi encontrada em 2017. O continente perdido é quase completamente submerso e se estivesse totalmente acima do nível do mar ficaria abaixo da Nova Zelândia (como dá para se imaginar) e de outras partes do Pacífico. 

Apesar de ter sido localizado há pouco tempo, o continente já tinha sua existência investigada desde o século 19. Mas por conta da tecnologia limitada da época, levou quase 200 anos para que fosse finalmente comprovado.

Dados de satélite permitiram mapear o fundo do mar e identificar a Zelândia como uma massa disforme quase tão grande quanto a Austrália. A análise de rochas revelou indícios de que a Zelândia já fez parte de um supercontinente, o Gondwana. 

Como Zelândia, o continente perdido, foi descoberto?
Credito: Ulrich Lange, Bochum, Alemanha via Wikimedia Commons ( CC0 1.0 ).

De onde veio a ideia de procurar o continente

Localizar a Zeelândia é algo antigo. Referências sobre esse continente datam da antiguidade e duram até o século 18, quando em 1769, James Cook viajou pelo Oceano Pacifico para observar o trânsito de Vênus e achar o Australis Incognitus. Ele chegou até a costa da Nova Zelândia e desistiu da busca, apontando que o país não era o que ele procurava. Isso só foi mudar muito tempo depois.

Por meio de datação e análise química, o mapa completo também descobriu uma imagem de outra parte fundamental da história da Zelândia – sua espinha dorsal de granito de quatro mil quilômetros de comprimento. Apelidado de Batólito Mediano, acredita-se que o cinturão transcontinental de granito tenha entre 250 e 100 milhões de anos.

Leia mais:

O continente Zelândia

A Zelândia é uma massa de terra de aproximadamente 4,9 milhões de quilômetros quadrados, que engloba as ilhas da Nova Zelândia e Nova Caledônia. Sua área é maior que a Índia e a Groenlândia, mas a maioria dela está submersa no oceano.

Desde o século 19, já era especulada a existência de uma enorme plataforma continental abaixo da Nova Zelândia, mas as tentativas de encontrá-la começaram somente após a Convenção sobre o Direito do Mar da ONU entrar em vigor. 

Essa convenção permite que países reivindiquem a exploração de território além da Zona Econômica Exclusiva, desde que estejam em sua plataforma continental.

Muito sobre esse novo continente continua um mistério, o que sabemos é que ele se separou de Gondwana há cerca de 85 milhões de anos. Os pesquisadores não sabem dizer se em algum momento ele esteve acima da superfície do mar, se sim, fica a dúvida de como ele poderia ser.

O post Como Zelândia, o continente perdido, foi descoberto? apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment