Assim como outros serviços da Meta, o Facebook Marketplace está passando por uma grande transformação. A empresa anunciou novas ferramentas colaborativas, recursos sociais e melhorias na experiência de compra para tornar o serviço mais interativo e prático.
Além disso, a plataforma receberá integrações com a inteligência artificial da Meta, que promete ajudar os usuários a fazer perguntas mais precisas e encontrar informações relevantes nos anúncios, comenta o TechCrunch.

Coleções e compras colaborativas no Marketplace: comprar ficou mais social
Uma das novidades é o recurso de “coleções”, que permite criar grupos de anúncios e convidar amigos para participar. Os usuários podem escolher se a coleção será pública ou privada e compartilhar atualizações pelo Feed, Messenger, WhatsApp e outros aplicativos.
Outro destaque é a compra colaborativa, que permite incluir amigos em conversas com o vendedor. Essa função facilita a negociação de preços, a organização da retirada e garante respostas mais rápidas a dúvidas.
Esses recursos são úteis, por exemplo, para:
- Colegas de quarto montando um apartamento juntos;
- Parceiros que querem acompanhar possíveis compras;
- Grupos de amigos que buscam itens para hobbies ou projetos compartilhados;
- Pessoas que desejam opiniões rápidas antes de fechar a compra.

IA ajuda a fazer perguntas e traz insights sobre os anúncios
A Meta AI também será aplicada para orientar os compradores. Ao iniciar um chat com um vendedor, o botão “perguntas sugeridas” oferecerá questões relevantes com base nos detalhes do anúncio e da conversa.
Nos anúncios de veículos, por exemplo, a IA mostrará informações sobre tipo de motor e transmissão, capacidade de passageiros e carga, classificações de segurança, avaliações e preços aproximados. Esses insights ajudam a tomar decisões mais rápidas e informadas, principalmente em produtos mais complexos, como carros e motocicletas.

Novidades na experiência de compra e integração com parceiros
Outra mudança permite que os usuários reajam e comentem nos anúncios, contribuindo para que a comunidade avalie produtos e descubra novas ofertas. O Marketplace também passou a integrar estoques de alguns parceiros, como o eBay, ampliando opções em categorias como moda e eletrônicos.
“Os anúncios de parceiros são marcados com um ícone na imagem do anúncio e estão integrados ao seu feed do Marketplace, para que você os veja enquanto navega”, explicou a Meta em uma postagem no blog.
Leia mais:
- Meta Business é usado para aplicar golpes no Facebook
- Nova era? Seu nome de usuário no Instagram pode virar seu WhatsApp
- Instagram: Meta vai usar suas conversas com IA para direcionar anúncios personalizados
Além disso, a experiência de finalização de compra foi aprimorada. Agora, os custos totais, incluindo frete e impostos, são exibidos antecipadamente; os compradores recebem notificações sobre alterações no status do pedido; e os anúncios de parceiros exibem um ícone de identificação e direcionam para o site do vendedor para concluir a compra.
Com essas novidades, a Meta busca tornar o Marketplace mais útil, interativo e competitivo em relação a outras plataformas de e-commerce, combinando elementos sociais, comerciais e inteligência artificial para melhorar a experiência dos usuários.
Não foi divulgado quando as novidades estarão disponíveis em outros mercados além dos Estados Unidos.
O post Compras mais inteligentes: Facebook Marketplace integra IA da Meta apareceu primeiro em Olhar Digital.
