Os modelos da série Xiaomi 15, assim como o Xiaomi 14T Pro, devem ser os primeiros smartphones da marca chinesa a receber o Android 16 em sua versão estável, conforme revelou o XiaomiTime na última semana. A linha Xiaomi 16, com estreia prevista para setembro, já deve chegar às lojas com a nova geração do sistema operacional.
A versão mais recente do Android chegará aos dispositivos da big tech asiática por meio do HyperOS 3, apontado como o maior update da interface até então. Inicialização de apps mais rápida, novos recursos multitarefa, personalização de temas com IA, elementos visuais renovados e gestão de recursos aprimorada são algumas da melhorias.

Quais celulares Xiaomi receberão o Android 16?
Como de praxe, os celulares top de linha da marca serão os primeiros a receber o HyperOS 3 baseado no Android 16. Mas as versões intermediárias e até as mais básicas também devem ser contempladas com o update, tendo a oportunidade de conferir os novos recursos algum tempo depois.
Além dos smartphones, alguns modelos de tablets da Xiaomi também estão cotados para receber a atualização, passando a rodar a edição mais recente do sistema operacional móvel do Google. O mesmo vale para dispositivos das marcas Redmi e POCO, que pertencem à gigante chinesa.
Confira a lista de dispositivos da Xiaomi que devem ser atualizados para o Android 16:
Celulares e tablets Xiaomi:
- Xiaomi 16
- Xiaomi 15
- Xiaomi 15 Pro
- Xiaomi 15 Ultra
- Xiaomi 15S Pro
- Xiaomi 15T
- Xiaomi 14
- Xiaomi 14 Pro
- Xiaomi 14 Ultra
- Xiaomi 14T
- Xiaomi 14T Pro
- Xiaomi 13
- Xiaomi 13 Pro
- Xiaomi 13 Lite
- Xiaomi 13 Ultra
- Xiaomi 13T Pro
- MIX Fold 4
- MIX Fold 3
- MIX Flip 2
- MIX Flip
- Xiaomi Pad 7
- Xiaomi Pad 7 Pro
- Xiaomi Pad 7S Pro
- Xiaomi Pad 7 Ultra
- Xiaomi Pad Mini
- Xiaomi Pad 6S Pro
- Xiaomi Pad 6 Pro
- Xiaomi Pad 6 Max 14
Celulares e tablets Redmi:
- Redmi K80
- Redmi K70
- Redmi K60
- Redmi K60 Ultra
- Redmi Note 14
- Redmi Note 13 Pro
- Redmi Note 13 Pro+
- Redmi 14
- Redmi 13
- Redmi A4
- Redmi A3 Pro
- Redmi Turbo 4
- Redmi Turbo 4 Pro
- Redmi Turbo 3
- Redmi K Pad
- Redmi Pad 2
- Redmi Pad Pro
- Redmi Pad Pro 5G
- Redmi Pad SE 8.7
Celulares e tablets POCO:
- POCO F7
- POCO F7 Pro
- POCO F7 Ultra
- POCO F6
- POCO F6 Pro
- POCO F5
- POCO F5 Pro
- POCO X7
- POCO X7 Pro
- POCO X6 5G
- POCO X6 Pro
- POCO M7 Pro 5G
- POCO M6
- POCO M6 Pro
- POCO C85
- POCO C75
- POCO C65
- POCO Pad
Vale ressaltar que, até o momento, não existe uma lista oficial de aparelhos que receberão a versão mais recente do Android. A relação tem como base rumores mais recentes e também a política de atualização da Xiaomi.

Quando a atualização estará disponível?
Especula-se que os celulares da Xiaomi receberão a atualização para Android 16 entre setembro e outubro. Como dito anteriormente, as versões premium serão as primeiras a contar com a nova geração da interface HyperOS, enquanto as demais opções devem demorar um pouco mais para ter acesso ao update.
Dessa forma, é possível que os dispositivos intermediários e de entrada com suporte à atualização só a recebam no fim deste ano ou no primeiro semestre de 2026, em datas que ainda serão divulgadas pela fabricante. Para verificar a disponibilidade, basta abrir a opção “Atualização de software” nas configurações do dispositivo.
O seu smartphone está na lista de aparelhos que devem ser atualizados pela Xiaomi? Quais são as suas expectativas para o Android 16? Comente nas redes sociais do TecMundo.