Há cerca de um mês, o influenciador digital Felca (Felipe Bressanim) publicou no YouTube um vídeo-denúncia sobre a adultização de menores de idade na internet. Desde então, o país se dividiu em dois polos: aquele que apoiava o youtuber, e o que compactuava com a adultização dos jovens (pois consumiam o conteúdo disponibilizado online). Esse segundo grupo promoveu injúria a Felca devido ao vídeo-denúncia.
Segundo o Conselho Nacional do Ministério Público, conceitua-se como “injúria” a atitude de ofender e despeitar a honra, decoro, bens e a vida de uma pessoa. Ao todo, 233 perfis da internet cometeram injúria contra Felca, mas o que poucas pessoas sabem é que uma ferramenta brasileira foi crucial para juntar todas as provas necessárias contra os agressores: a Verifact.
Abaixo, é possível conferir o vídeo-denúncia que causou tanta repercussão.
Para quem tem pressa:
- Antes e depois de postar um vídeo-denúncia sobre a adultização de menos de idade, o youtuber Felca recebeu várias ameaças injuriosas e de morte;
- Por isso, seu time jurídico encontrou um método para agilizar a organização das provas desses crimes e realizar uma denúncia formal na justiça;
- A ferramenta utilizada foi a Verifact, um site brasileiro com respaldo jurídico que dispensa a ata notarial de um cartório.

A plataforma foi utilizada pela equipe jurídica de Felca para reunir as provas de injúria em tempo hábil e apresentá-las com validade jurídica para iniciar um julgamento. Isso porque o Verifact auxiliou a identificar os perfis utilizadas para cometer o crime antes que estes fossem alterados ou removidos do X — rede social onde a injúria foi cometida.
Após a apresentação das provas, os responsáveis responderão pelo crime de injúria perante o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Leia mais:
- 6 pontos sobre a denúncia de Felca que você ainda não entendeu
- Adultização na internet: vídeo de Felca coloca tema na pauta da Câmara
- Efeito Felca? Lula vai enviar ao Congresso projeto para regulamentar redes sociais
Antes do vídeo-denúncia sobre a adultização sequer ir ao ar, Felca já recebia enxurradas de ataques, os quais o acusavam de pedofilia. Desta forma, após a repercussão do vídeo, as ofensas apenas aumentaram.
Para dar um basta, o influenciador acionou a justiça contra os responsáveis e propôs que cada acusado oferecesse um pedido público de desculpas, além de uma doação de R$ 250 a instituições que oferecem proteção à infância.
Como funciona a Verifact?

Ao abrir a página inicial da plataforma, o usuário é exposto a seguinte mensagem:
A Verifact é a solução ideal para coletar provas online, alternativa moderna à ata notarial. Reúna evidências digitais do WhatsApp (WEB), Facebook, Instagram, Twitter, Telegram (WEB), vídeos no YouTube, webmails, blogs, lojas virtuais entre outros. Todas essas provas podem ser usadas em processos judiciais, denúncias, acordos e muito mais. Alta confiança técnica e ampla validação perante a justiça.
A ata notarial é um documento emitido por cartórios, o que pode ocasionar mais lentidão para dar início a um processo judicial. Desta forma, a Verifact atua como uma forma digital — e com respaldo jurídico oficial — para agilizar todo o processo judicial.
O uso da plataforma é prático e intuitivo, mas é pago. Nela, você captura as provas em diferentes formatos e é gerado um relatório com respaldo jurídico para os usuários apresentarem em processos oficiais de justiça.
O post Conheça a Verifact, plataforma brasileira que ajudou Felca coletar provas por injúria apareceu primeiro em Olhar Digital.