Conheça o poderoso yokai que inspirou o Rei Demônio de Demon Slayer

Lançado em 2016 como um mangá e transformado em anime em 2019, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba é uma história de ação que conquista novos fãs até hoje. Parte desse mérito se deve à presença do vilão Muzan Kibutsuji, que durante toda a saga provoca e desafia o protagonista Tanjiro.

Nos diferentes arcos da trama, ele é mostrado como o Rei dos Demônios que, apesar de ser capaz de assumir uma forma humana, também se alimenta de sangue. Além disso, ele consegue amaldiçoar outras pessoas, sendo o responsável por transformar Nezuko — a irmã do personagem principal — e matar o restante de sua família.

Embora seja uma criação original do mangaká Koyoharu Gotouge, o personagem é inspirado em um yokai bastante famoso do folclore japonês. No entanto, ele é muito mais cruel do que o famoso Nurarihyon, que também influenciou diversas outros mangás, contos e livros.

Quem é o Nurarihyon que inspirou Demon Slayer?

Assim como outros yokais — seres espirituais que convivem no mesmo mundo que os humanos —, as origens de Nurarihyon não tem um ponto de partida muito claro. No entanto, ele se transformou em um elemento comum da cultura japonesa e é descrito geralmente como uma figura muito inteligente que é capaz de mudar sua aparência física.

  • Em seu formato original, a inspiração de Demon Slayer aparece como um homem velho e com uma cabeça bastante arredondada;
  • Segundo o professor Michael Dylan Foster explicou à National Geographic, a criatura é geralmente vista como benigna;
  • Em muitas histórias, ele surge como um yokai que invade casas de humanos para tomar chá e se aproveitar de outras comodidades enquanto eles estão ausentes;
  • Já o professor Zack Davisson explicou que a visão geral sobre Nurarihyon pode ter mudado graças à sua presença no conto Koshoku Haidokusen, onde aparece como o “espírito da enganação”.

Davisson também acredita que muita da visão que o público tem do yokai parece ser inspirada pelo mangá GeGeGe no Kitaro, lançado na década de 1960. Nele, Nurarihyon aparece como o rei de todas as criaturas sobrenaturais que habitam o mundo — algo que certamente se encaixa na descrição de Muzan Kibutsuji.

Inspiração de Demon Slayer é influente até hoje

Para Foster, um dos motivos pelos quais Nurarihyon é influente até hoje vem do fato de que suas características são um tanto genéricas. Graças à sua capacidade de transformar sua aparência livremente, o personagem consegue ser encaixado em diversas histórias de maneira natural.

Além de inspirar Demon Slayer e GeGeGe no Kitaro (que tem um anime recente distribuído pela Crunchyroll), a criatura também apareceu em outras obras disponíveis no Brasil. Ele é uma figura central em Nura – A Ascensão do Clã das Sombras, cujos 25 volumes foram publicados nacionalmente pela editora JBC.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

Epic Games Store libera dois jogos grátis nesta quinta (21)! Resgate agora

Decepção? Chip dos novos Google Pixel 10 fica bem atrás do iPhone 16 Pro

Tênis Puma, chuteiras, bonés e mais com até 66% OFF no Outlet da Netshoes