Home Variedade Conmebol adota IA para combater racismo e promete sanções

Conmebol adota IA para combater racismo e promete sanções

by Fesouza
5 minutes read

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) vai implementar um sistema de proteção nas redes sociais para detectar e agir diante de casos de abuso, discursos de ódio e racismo contra jogadores, jogadoras, árbitros, clubes e outros atores do futebol. 

A plataforma de IA Threat Matrix permite identificar ameaças em tempo real, desestimular comportamentos abusivos e tomar ações concretas contra os responsáveis, segundo comunicado divulgado à imprensa. Estão previstas sanções como suspensão de contas, restrições de acesso a estádios e denúncias às autoridades competentes.

A tecnologia é de propriedade do Signify Group, uma empresa internacional líder em proteção digital e análise forense de ameaças online no âmbito esportivo que trabalhou anteriormente com organizações como FIFA, World Rugby, Women’s Tennis Association (WTA) e a Federação Internacional de Esqui.

Conmebol adota IA para combater racismo e promete sanções
Tecnologia foi desenvolvida por empresa internacional líder em proteção digital (Imagem: CONMEBOL)

“Por meio do nosso serviço de Matriz de Ameaças, garantiremos que comportamentos online prejudiciais sejam identificados, denunciados e, quando necessário, tratados com consequências significativas”, prometeu Jonathan Hirshler, CEO do Signify Group.

Como vai funcionar?

Iniciando nas oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana, o sistema estará ativo em múltiplas plataformas digitais com foco em contas oficiais, jogadores, jogadoras, árbitros e clubes nos dias de jogo. Através de inteligência artificial e análise humana, será possível:

  • Detectar publicações com linguagem racista, ameaçadora ou discriminatória;
  • Reportar os casos mais graves às autoridades judiciais quando cabível;
  • Informar os clubes sobre possíveis medidas internas, como restrições de acesso a estádios;
  • Fornecer evidências para solicitar sanções às plataformas digitais, como a suspensão de contas ou a eliminação permanente do conteúdo mais nocivo.

Em competições onde esse modelo já foi aplicado, houve uma redução significativa do abuso online, fortalecendo a segurança e salvaguardando atletas, além de ajudar a criar ambientes digitais mais seguros, de acordo com a nota.

Conmebol adota IA para combater racismo e promete sanções
Sistema detecta publicações com linguagem racista, ameaçadora ou discriminatória em tempo real (Imagem: A.RICARDO/Shutterstock)

“Na CONMEBOL, temos um compromisso firme e inegociável com o respeito. Racismo, discriminação e qualquer forma de violência não têm lugar em campo ou nas redes sociais. Trabalharemos para proteger nossos jogadores dentro e fora de campo”, disse o presidente da confederação, Alejandro Domínguez.

Leia Mais:

Desafio global

Globalmente, os casos de racismo no futebol vêm crescendo ano a ano, de acordo com relatórios elaborados pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Em 2014, ano da primeira publicação, foram 36 casos; em 2023, disparou para 250, conforme divulgado pela Agência Brasil.

Conmebol adota IA para combater racismo e promete sanções
Ação da CBF em apoio a Vinicius Junior, vítima de racismo (Imagem: Celso Pupo/Shutterstock)

Os dados são compilados a partir de denúncias em redes sociais e noticiadas pela imprensa, o que indica um cenário provável de subnotificação — o problema é maior do que mostram os números.

No Brasil, o estado com maior registro de incidentes é o Rio Grande do Sul, com 89 casos de racismo em estádios gaúchos entre 2014 e 2023 (24% do total), seguido por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

O post Conmebol adota IA para combater racismo e promete sanções apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment