Home Variedade Conselho de Medicina se posiciona contra a liberação de cigarro eletrônico no Brasil

Conselho de Medicina se posiciona contra a liberação de cigarro eletrônico no Brasil

by
3 minutes read

Nesta segunda-feira (2), o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nota dando a sua posição oficial proibindo a comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. O posicionamento ocorre por conta da “mobilização por parte de alguns segmentos para liberação do cigarro eletrônico no país, tentando mudar a legislação em vigor”.

O Conselho solicitou o envolvimento de outros segmentos no combate ao cigarro eletrônico. Tanto que os médicos são recomendados a orientarem seus pacientes e a população em geral sobre os riscos desse tipo de produto. Além de pedir para que a imprensa colaborasse com as ações de esclarecimento sobre isso, para que seja “levando ao público informações adequadas, acessíveis e de fontes confiáveis”.

Nisso, o Governo e o Congresso Nacional também são alvo de três pedidos, que são eles: os compromisso com a manutenção da lei que trata sobre os dispositivos eletrônicos para fumar; reforço aos mecanismos de fiscalização e controle e desenvolvimento de campanhas de esclarecimento sobre os malefícios do uso do cigarro eletrônico.

Leia também!

Aditivos alimentares podem colocar saúde de crianças em risco, diz estudoPesquisadores estimam que as pessoas poderão receber transplante de órgãos de porcos em 2025 no BrasilOMS teme ‘catástrofe absoluta’ se vacinação contra o sarampo não aumentar

A autarquia falou que existe um acúmulo de evidências que indicam que fumar cigarros eletrônicos pode trazer riscos para a saúde até maiores que outras formas de uso de tabaco. O texto ainda destacou que esse tipo de dispositivo “possui altos índices de nicotina e de outras substâncias nocivas em sua composição, causa dependência química e pode levar milhões de pessoas ao adoecimento e à morte”.

Os conselheiros federais afirmaram que se trata de algo urgente. “Cigarro eletrônico é porta de entrada para o tabagismo. Estudos já comprovaram os riscos da nicotina para doenças cardiovasculares e respiratórias, dependência química e câncer”, explicou o presidente da autarquia, José Hiran Gallo.

Fonte: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Conselho de Medicina se posiciona contra a liberação de cigarro eletrônico no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment