Após somente duas semanas de exibição, a série Coração de Ferro (Ironheart) chegou ao final na última terça-feira (1º). Em seus seis episódios, a trama mostrou Riri Williams desenvolvendo uma nova armadura e enfrentando uma força demoníaca representada pelo Capuz.
No entanto, como já se tornou uma tradição do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), a aventura chega ao fim com a promessa de desafios ainda maiores. Em sua cenas de encerramento, a série não somente introduz um novo vilão bastante aguardado, como mostra que a protagonista tem um grande papel a desempenhar no futuro.
O que acontece no final de Coração de Ferro?
Na reta final de Coração de Ferro, o público finalmente descobre como O Capuz adquiriu seus poderes. Isso aconteceu graças à ajuda de um estranho misterioso, que forneceu a ele a capa mágica sobre a qual ele demonstra estar perdendo o controle na segunda metade da série.
- A única capaz de detê-lo é a Coração de Ferro, que criou uma armadura com proteções mágicas;
- Em compensação, isso fez ela perder N.A.T.A.L.I.E. (Lyric Ross), a IA que preservava a memória de sua amiga morta;
- Controlado pelo Capuz, Ezekiel Stane acaba sendo resgatado por Riri. No entanto, ele promete que eles vão continuar sendo rivais no futuro;
- Depois de derrotar o próprio Capuz, Riri tem um encontro com a figura misteriosa que deu o item mágico a Parker Robbins — o demônio Mefisto;
- Ele oferece a ela a chance de recuperar N.A.T.A.L.I.E., algo que protagonista aceita rapidamente.
O que Riri Williams não esperava é que, assim como nos quadrinhos, o Mefisto do MCU é uma criatura conhecida por distorcer palavras e não respeitar acordos. Assim, em vez de trazer a inteligência artificial de volta, o vilão ressuscita a verdadeira Natalie. Em troca, ele deixa na heroína a mesma marca que Parker exibia ao usar seu capuz mágico.
O que isso significa para o futuro do MCU?
A confirmação da existência de Mefisto no MCU — algo cogitado desde que Wandavision fez sua estreia — é o elemento mais importante do final de Coração de Ferro. Ela indica que a magia vai ter um papel mais importante em séries e filmes futuros, e o vilão deve ter papel central em muito acontecimentos importantes.
Ao mesmo tempo, a maneira como Coração de Ferro foi feita deixa dúvidas sobre suas conexões com projetos futuros. Gravada principalmente em 2022, ela chegou a receber cenas adicionais em 2024, antes de estrear esse ano. No meio do caminho, a Marvel cancelou muitos projetos e fez mudanças severas em seu calendário e em seu planejamento interno.
O futuro da magia no MCU pode ser definido pela cena pós-crédito da série, onde vemos Parker procurando a loja Stanton’s, casa de Zelma Stanton. O vilão pede que ela mostre a “verdadeira magia” escondida nos fundos do local, afirmando que vai ser mais conhecido pela vendedora em breve.
Essa deveria ser uma ligação com a série Strange Academy, que mostraria uma escola de magia liderada pelo Doutor Estranho — mas cujo desenvolvimento foi paralisado em fevereiro deste ano. Rumores apontam que no MCU ela seria liderada por Wang, podendo ter personagens como Parker e Stanton como seus alunos.
No entanto, o futuro de Riri Williams e do próprio Doutor Destino estão em aberto, dada a falta de projetos anunciados pela Marvel. A próxima grande reunião dos heróis da empresa deve acontecer em Avengers: Doomsday, mas são poucas as chances de que esse lado mais mágico possa ser desenvolvido nele.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!