Na segunda-feira (22), o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul anunciou a conclusão do desenvolvimento das principais tecnologias para um novo trem de alta velocidade, capaz de alcançar 370 km/h em operação comercial. O protótipo, batizado de EMU-370, também foi projetado para atingir até 407 km/h em condições específicas, colocando o país como um dos líderes mundiais em velocidade ferroviária.
Um salto tecnológico nos trilhos
Segundo informações da agência de notícias Yonhap, o EMU-370 foi idealizado dentro de um programa nacional de pesquisa e desenvolvimento (P&D), que durou quase quatro anos, com participação de instituições públicas e privadas. A iniciativa é liderada pelo Instituto de Pesquisa Ferroviária da Coreia, envolvendo sete organizações de diversos setores, com investimento total estimado em US$ 15 milhões (cerca de R$ 83 milhões).
Entre as inovações criadas estão seis tecnologias consideradas centrais para tornar o trem competitivo em velocidades elevadas. Destaque para um novo motor de tração de 560 kW, cuja eficiência e desempenho representam um aumento significativo em comparação com os motores do modelo KTX-Cheongryong atualmente em serviço. O design incorpora componentes miniaturizados, melhor refrigeração e isolamento térmico aperfeiçoado.
O trem também passou por uma redução da resistência aerodinâmica por meio de um formato de nariz mais suave e a diminuição da saliência da unidade de ar-condicionado no teto.

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Conforto, segurança e desempenho
Engenheiros também focaram em aspectos de conforto e estabilidade. O projeto incorporou um sistema de suspensão otimizado com molas pneumáticas e amortecedores. A aceleração lateral das vibrações foi reduzida em mais de 30%. O isolamento acústico no interior foi aprimorado, diminuindo o nível de ruído ambiente em cerca de 2 dB.
Além disso, o consórcio responsável pelo projeto estabeleceu novos padrões de avaliação de desempenho e de verificação de segurança para os principais subsistemas do trem, incluindo estrutura da carroceria, sinalização, frenagem e propulsão.
Comparativo global e cronograma

O trem sul-coreano está atrás apenas do CR450 da China, que está em fase de testes com velocidades em torno de 400 km/h e tem lançamento previsto para 2027. Atualmente, outras potências ferroviárias como França, Alemanha e Japão operam trens que atingem cerca de 320 km/h em serviços regulares.
O governo sul-coreano planeja iniciar a fabricação das primeiras unidades em 2026, com testes em linha marcados para 2030. A previsão é que o trem entre em serviço comercial após 2031.
Perspectivas futuras e cooperação internacional
Conforme informações do Interesting Engineering, além de impulsionar a infraestrutura de transporte doméstica, a Coreia do Sul já começa a olhar para o mercado internacional.
Autoridades ucranianas identificaram o potencial do país como parceiro estratégico na reconstrução de redes de transporte danificadas pelo conflito, citando a experiência de Seul em trens de alta velocidade, mobilidade inteligente e tecnologias de energia sustentável como ativos importantes para a recuperação da infraestrutura ucraniana.
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